Arroz de Moelas


Este é um petisco muito apreciado cá em casa. Suponho que todos tenhamos a nossa forma de o cozinhar, e esta é a minha.

Ingredientes
* 500 grs moelas
* Sal e alho em pó
* Vinho tinto
* 5 dentes de alho
* Arroz
* Picante
* Polpa de tomate

Temperei as moelas com sal, alho em pó e vinho tinto. Tomou gosto durante sensivelmente meia hora. Piquei os alhos para um tacho, ao qual juntei azeite; deixei refogar e depois juntei a polpa de tomate. Envolvi tudo muito bem e depois juntei a marinada e as moelas. Juntei bastante água e deixei estar na panela de pressão até ficarem bem macias (levou sensivelmente 35 minutos), após o que juntei o arroz. Tive de adicionar mais água e depois rectificar de tempero. Juntei ainda um pouco de picante feito pelo meu maridinho e depois deixei cozer o arroz.

Estava uma pequena maravilha!

posted under , | 0 Comments

Bolo de Anos da Katy


Este foi o meu bolinho de anos! Ficou delicioso, nada enjoativo!

Ingredientes
* Raspa e sumo de uma laranja e meia
* 250 grs manteiga à temperatura ambiente
* 300 grs açúcar
* 250 grs farinha
* 1 colher de sopa de fermento em pó
* 6 ovos
* 2 saquetas de pudim instantâneo de baunilha (2 pequenas ou um dos grandes, usei marca Pingo Doce dos pequenos)
* Manteiga e farinha para polvilhar

Bati a manteiga com o açúcar, após o que juntei a raspa e o sumo das laranjas. Bati os ovos, juntei a farinha ao fermento e misturei tudo, após o que adicionei o conteúdo das saquetas. Após bater bem a massa, até borbulhar, levei ao forno pré-aquecido durante sensivelmente 45 minutos a 180º.

Recheei com doce de ovos que já tinha feito na véspera, polvilhei com missangas de chocolate, coco ralado e terminei enfeitando com morangos.

Deixei de contar as calorias à segunda garfada, mas estava tão tão bom...!!

Pudim de Leite Condensado


O meu maridinho pediu-me tão delicadamente um pudinzito, que não resisti a experimentar este. Era mais um que estava em lista de espera, quase em estado comatoso, mas de hoje não passou!

Ingredientes
* 1 lata de leite condensado
* 3 ovos + 3 gemas
* 3 dl leite fervidos com a casca de um limão
* Caramelo de Compra

Untei uma forma com caramelo, e depois, numa tigela, bati os ovos com as gemas, juntei os dois leites (tirando a casca do limão) e acrescentei três colheres de sopa de caramelo ao preparado. Cozeu em banho maria durante sensivelmente meia hora, pouco mais que isso.

Um verdadeiro manjar divino, cá em casa todos adoraram!

posted under | 1 Comments

Delícia Fresca de Pêssego


Já tinha este doce em lista de espera há imenso tempo. Já não sei de onde tirei a receita, mas saltou-me para o olho a uma velocidade tal que pensei: "Tenho mesmo de o fazer".

Fi-lo hoje, para comemorar os meus aninhos. Foi o ideal para apagar o picante do caril da boca.

Ingredientes
* 120 grs palitos la reine
* 1 lata de pêssego grande
* 4 dl de natas
* 3 gemas
* 1 colher de sopa de farinha maizena
* 1 colher de sopa de manteiga
* 160 grs açúcar

Deitei o leite condensado para um alguidar, juntei o leite, a manteiga, a maisena e as gemas e misturei tudo. Depois, verti para um tacho e levei ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Enquanto o creme de leite arrefecia, escorri os pêssegos e cortei em quartos, após o que bati as natas em chantilly com o açúcar.
Num pirex pus primeiro os palitos la reine envolvidos na calda do pêssego, pus o creme de leite por cima, cobri com as natas e pus depois os quartos de pêssego por cima.

Um pecado delicioso!

posted under | 1 Comments

Caril do Mar


Hoje fui bebé. Fiz aninhos e hoje tive casa quase cheia (ainda cabia um mosquito ou dois ehehehe).

Este foi o prato principal:

Ingredientes
* 1 embalagem de delícias de lagosta
* 1 embalagem de delícias do mar
* 1 kg filetes de pescada cortados aos bocados
* 800 gr camarões
* 2 embalagens de camarões cozidos (cada uma deveria rondar as 400 grs)
* Azeite
* 6 dentes de alho
* Polpa de tomate
* 600 ml de leite de coco (lata e meia)
* 4 colheres de sopa de caril bem cheias
* Coco ralado (opcional)
* 1 colher de chá de açafrão
* Sal

Parti os alhos para um tacho e adicionei o azeite, deixando refogar lentamente; depois juntei a polpa e envolvi. À parte, numa tigela, misturei o leite de coco com o caril, ficando um leite amarelado espesso, ao qual adicionei ao tacho. Envolvi bem e depois de levantar fervura, deitei os camarões com casca, deixando cozer no molho; aos poucos e poucos, fui juntando os outros camarões e o peixe; quando estava tudo praticamente cozinhado, juntei as delícias (as delícias do mar devem ir no fim porque se desfazem com mais facilidade e neste caso interessa que tenham uma consistência algo dura).

Servi com arroz branco e ficou uma pequena maravilha! O caril era caril indiano e ficou puxadote, mas mesmo assim não pude abusar porque o meu bebé e o meu avô tem um palato muito sensível, lol.

Vai uma garfada?

posted under | 0 Comments

Massa com Atum


Já tinha esta receita em lista de espera há algum tempo, e pensei: "De hoje não passa!"

Ingredientes
* 3 latas de atum
* 250 grs delícias do mar desfiadas
* Massa cortada
* 4 dl natas
* 3 dentes de alho
* Azeite
* Polpa de tomate
* Sal e pimenta q.b.

Escorri o óleo do atum e esmaguei-o com um garfo. Fiz um refogado com os dentes de alho picados finamente e com o azeite e adicionei o atum, envolvendo bem no azeite. Juntei a polpa de tomate (sensivelmente cinco colheres de sopa mal cheias) e mexi. Enquanto o atum cozinhava em lume brando, desfiei as delícias, após o que juntei ao tacho. Adicionei litro e meio de água e depois de esta levantar fervura, juntei a massa. Quando a massa estava praticamente cozida, adicionei as natas e envolvi tudo muito bem. Rectifiquei de sal e pimenta e voilá, um prato simples e saboroso!

posted under , | 0 Comments

Frango com Laranja


Este foi o meu jantarito de hoje. Para variar, esqueci-me de deixar comida a descongelar, então, tirei um frango para fora e pensei: "O que vou fazer contigo hoje?" Apetecia-me algo de diferente e saiu isto.

Delicioso!

Ingredientes
* 1 frango partido para guisar com pele
* 1 cubo de caldo de frango
* 3 laranjas
* 2 dl vinho branco
* Margarina
* Pimentão-doce q.b.

Comecei por dar um entalão ao frango (estava congelado), ao qual adicionei o caldo de frango. Retirei-o depois do "escaldão" e espremi as três laranjas.
Pus o frango numa travessa, reguei com o vinho e o sumo das laranjas, polvilhei generosamente com pimentão doce e pus nozinhas de margarina por cima. Foi ao forno cerca de uma hora, e durante esse tempo reguei-o com o molho várias vezes.

Ficou fantástico! Servi com arroz e batata frita, e a pele ficou estaladiça e tinha um travozinho a laranja bem apetitoso!

posted under | 0 Comments

Bolo Aurora


Na minha família, há um livro que tem tradição. Tem peso. É tão antigo que na capa nem vem o ano nem a edição, e é preciso manuseá-lo com muito cuidado porque senão ficamos com uma folha nas mãos.

Este livro foi oferecido à minha avó pela minha bisavó (e sim, tive a grande honra de conhecer os meus bisavós), que anos mais tarde o ofereceu à minha mãe, que por sua vez mo ofereceu a mim. Não tenho a certeza que ele sobreviva a mais uma geração, mas vou tentar.

Eu costumava fazer este bolo numa forma de ir à chapa e ficava sempre bem. Desta vez fi-lo no forno e não sei porquê ele não cresceu muito. Mas o sabor estava lá todo!

Ingredientes
* 3 chávenas de açúcar
* 3 chávenas de farinha
* 1 chávena de manteiga
* 2 dl de leite
* 3 ovos
* 1 colher de chá de fermento
* 1 colher de chá de essência de limão (normalmente uso raspa de um limão, mas desta vez optei por essência de baunilha)

Mistura-se o açúcar com os ovos inteiros, adiciona-se a farinha, a manteiga derretida e o leite, mexe-se tudo muito bem, e por fim adiciona-se o fermento e a essência. Vai a cozer ao forno durante sensivelmente meia hora em forma untada e polvilhada de farinha.

Este bolo é uma verdadeira delícia e mesmo anão escorregou que foi uma beleza! Nem teve tempo de chegar ao dia seguinte lol.

posted under | 3 Comments

Arroz Substancial



Mais um pratinho para aqueles dias em que o tempo é curto. Muito bom!

Ingredientes
* 350 grs arroz agulha
* Polpa de tomate
* 150 grs bacon cortado aos pedacinhos
* 1 lata 8 salsichas
* 1 lata média de cogumelos
* 1 Chouriço cortado às rodelas
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* 1 farinheira
*Azeite

Refoguei a cebola e os alhos em azeite e depois juntei o bacon. Deixei dourar e adicionei o chouriço cortado às rodelas. Deixei o chouriço corar no azeite e adicionei a polpa, envolvendo tudo muito bem. Juntei o arroz em seguida e misturei tudo muito bem; juntei a água e a farinheira, para que cozesse no molho, e depois os cogumelos laminados. Enquanto o arroz cozia, parti as salsichas e depois de levantar fervura, adicionei-as ao tacho. Por fim, rectifiquei os temperos (quase não precisou de mais sal porque os enchidos já de si eram salgados), retirei a farinheira já cozida, cortei aos bocados e devolvi ao tacho.

Ficou muito saboroso!

posted under , | 0 Comments

Chili



Este pratinho é muito simples e saboroso de fazer! É mais um prato ideal para os dias em que temos muita pressa e pouco tempo, ou até para aproveitar sobras de carne picada que já esteja cozinhada.

Ingredientes
* 500 grs carne picada
* 1 lata feijão manteiga grande
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* Polpa de tomate
* Azeite
* 150 grs de bacon cortado aos bocadinhos
* 1 colher de sopa de molho de soja
* 1 cubo de caldo de carne
* 1 colher de chá de pimentão doce
* Piri-piri a gosto

Refoguei a cebola e os alhos no azeite e juntei depois o bacon, deixando frigir; depois adicionei a polpa de tomate, misturei tudo e juntei a carne.Deixei a carne cozinhar e depois adicionei o molho de soja, o pimentão doce e o caldo de carne. Envolvi tudo muito bem e depois juntei o feijão escorrido. Só então provei de sal, e sinceramente achei que não precisava de mais, mas isso já vai nos gostos de cada um. Por fim, juntei o picante. Em condições normais teria posto piri-piri em pó mas o meu maridinho fez um picante bem bom, de deixar o palato a arder, e foi esse que pus.

É muito rápido de fazer e estava delicioso.

posted under | 0 Comments

Bacalhau à Brás Rápido

 

Esta receita é realmente muito rápida de fazer, penso que de forma geral todos temos a nossa forma de fazer Bacalhau à Brás, eu só a comecei a fazer assim porque o meu maridinho adora batata palha e prefere assim.

É óptimo para um dia de semana em que, como sempre, o tempo escasseia.

Ingredientes
* 1 pct 250 grs batata palha
* 400 grs migas bacalhau
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* Azeite
* 6 ovos
* Sal, pimenta e salsa
* Leite (opcional)

Comecei por cozer o bacalhau, após o que retirei da água e deixei arrefecer; enquanto isso, piquei a cebola e os alhos miudinhos e adicionei azeite; enquanto o azeite frigia, bati os ovos com sal e um niquinho de leite, para os tornar mais fofinhos, e depois desfiei o bacalhau.

Quando a cebola já tinha uma corzita, adicionei o bacalhau desfiado e envolvi bem no azeite, deixando ganhar gosto. Adicionei depois as batatas e voltei a mexer tudo muito bem; baixei o lume para o mínimo e adicionei os ovos e a salsa picada. Envolvi tudo, rectifiquei de sal e pimenta e servi.

Estava óptimo!

posted under , | 0 Comments

Biscoitos de Manteiga e Laranja


Costumo fazer estes bolinhos para ir petiscando durante a semana. Esta receita rende muito e resiste até aos ataques dos comilões cá da casa... embora não por muito tempo.

Ingredientes
* 700 grs farinha
* 300 grs açúcar
* 4 ovos
* 1 colher de sobremesa de fermento
* 250 grs manteiga
* Raspa de 2 limões (desta vez, pus raspa de uma laranja)
* Margarina para untar

Misturei a farinha, o fermento, a laranja, o açúcar e a manteiga derretida. Amassei tudo muito bem com as mãos, e depois juntei os ovos batidos. Continuei a mexer.

Liguei o forno a 180º, untei dois tabuleiros com margarina e fiz bolinhas com a massa. Rendeu um total de 5 tabuleiros, mas claro que tudo depende do tamanho dos ditos. Não convém fazer bolinhas muito grandes, nem juntá-las muito pois com o calor, elas tendem a crescer e a juntar-se. Foi ao forno por 20 minutos, sensivelmente.

Desta vez usei raspa de uma laranja porque era o que tinha à mão, no entanto, mesmo usando a raspa dos dois limões, não fica muito ácido e é o ideal para um lanchinho.

posted under | 0 Comments

Pudim de Banana


Andava a passear pela net quando encontrei esta receita. O pior é que já não sei de onde tirei, por isso, se alguém souber, por favor avise-me para que possa atribuir os devidos créditos.

Ingredientes
* 1 lata de leite condensado
* 4 ovos
* 1,5 lata leite normal
* 1 colher de sopa de farinha
* 2 bananas

Misturar tudo e levar a cozer em banho maria durante sensivelmente 45 min. Deixar arrefecer e só então desenformar.

É um pudim diferente do que se está habituado, mas fica saboroso. Este coitado a desenformar deu-lhe a solipampa, mas também, quem é que o come inteiro?? Lol.

posted under | 0 Comments

Queques Surpresa


Esta receita saiu no jornal da Dica e eu andava com curiosidade em experimentar. Sobretudo porque nunca me tinha ocorrido rechear um queque com caramelos.

Como não tenho nenhum Lidl ao pé de casa e não faço a mais pálida das ideias como são os caramelos indicados na receita, improvisei com caramelos de nata que comprei no Pingo Doce.

O resultado foi este. No meu caso, rendeu 18 queques.

Ingredientes
* 18 caramelos de nata
* 240 grs farinha
* 150 grs manteiga
* 1 iogurte líquido morango
* 2 ovos
* 2 colheres de chá de fermento
* Forminhas de papel

Forrei formas de queques com as forminhas de papel; não untei e elas soltaram-se facilmente; entretanto, liguei o forno a 180º. Bati a manteiga com o açúcar, juntei os ovos, a farinha e o iogurte e finalmente o fermento. Deitei uma colherada em cada forminha, pus o caramelo semi enterrado na massa, e cobri com outra colherada de massa. Ao fim de 20 minutos no forno, tinham este aspecto divinal. Polvilhei metade deles com açúcar em pó, a outra metade com açúcar e canela.

Ficaram deliciosas. O caramelo derreteu e fundiu-se com a massa, dando-lhe outro paladar. Muito, muito bom.

posted under | 0 Comments

Arroz de Camarões com Delícias


Um dia qualquer desta semana, lembrei-me que ainda tinha ali uns camarões congelados que estavam mesmo a pedir para ir para o tacho.

Tive de lhes fazer a vontade, estavam a pedir tão delicadamente...!

Ingredientes
* 16 camarões
* 250 grs delícias do mar
* Arroz
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* 1 sopa creme marisco Knorr
* Azeite
* Polpa de tomate
* Sal

Refoguei a cebola e os alhos picados em azeite e adicionei a polpa de tomate; depois juntei três tacinhas de arroz e deixei-o fritar ligeiramente, após o que juntei a água. Deixei o arroz abrir e adicionei depois os camarões e mais tarde as delícias, temperando depois de sal.

Só quando o arroz estava praticamente pronto é que diluí o creme de marisco num pouco de água e juntei ao tacho, e desliguei-o praticamente logo de seguida. Isto porque a sopa engrossa muito o molho e o arroz de cremoso passa de imediato a cimento armado, portanto convém não deixar levantar fervura durante muito mais tempo.

Sobraram as cascas!

posted under , | 0 Comments

Sopa de Bacalhau com Tomate e Ovos



O meu maridinho pediu-me que fizesse uma sopa de "entulho" diferente das que já tinha feito, e como tinha bacalhau, resolvi fazer esta.

Ingredientes
* 400 grs de bacalhau desfiado
* 1 lata de tomate grande
* 2 ovos
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* 1,5 lt água
* 0,5 dl azeite
* 1 colher de sopa de polpa de tomate
* 500 grs de batatas em cubos`
* 50 grs massas penne
* Sal e pimenta q.b.

Coze-se o bacalhau e reserva-se a água; desfia-se grosseiramente o bacalhau. Refoga-se a cebola e os alhos no azeite, junta-se o tomate e a polpa e envolve-se tudo. Tritura-se o preparado, acrescenta-se a água do bacalhau e deixa-se ferver; em seguida, junta-se a massa e as batatas, rectifica-se os temperos e quando estiver quase pronto, adiciona-se os ovos e o bacalhau.

Ficou deliciosa e foi um jantar diferente!

posted under | 0 Comments

Bolinhos de Limão

Esta receita já tinha tirado do site da Vaqueiro há algum tempo para experimentar, mas só agora é que a fiz. O meu marido, que habitualmente não liga muito a bolos, adorou estes bolinhos.

São uma delícia e nada difíceis de fazer!

Ingredientes
* 3 chávenas de farinha
* 1 chávena de açúcar amarelo (pus chávena e meia)
* 250 grs margarina Vaqueiro (pus 250 grs de manteiga)
* 1 limão (sumo e raspa)

Misturei o açúcar, a manteiga e a farinha até obter algo semelhante a areia grossa. Juntei a raspa de limão com o sumo e ficou imediatamente mais moldável. Fiz bolinhas e levei ao forno pré-aquecido durante 15 minutos, num tabuleiro untado com margarina. Quando saíram, polvilhei com açúcar e canela ainda quentinhos.

Este tipo de bolinhos gosto sempre de fazer com manteiga e não com margarina, porque acho que ficam mais macios e apetitosos. Como o forno já estava bem quente, foi rápido. É preciso ver que estes bolinhos crescem muito com o calor.

E já quase não tenho bolinhos. Entre pai e filho, por pouco não ficava a ver o fundo ao prato lol!!

posted under | 0 Comments

Strogonoff com Leite de Coco


Esta é uma receita facílima de fazer, sobretudo aos dias de semana, em que o tempo aperta.

Ingredientes
* 500 grs strogonoff de peru
* 1 lata de leite de coco
* 1 lata média de cogumelos laminados
* 4 dentes de alho
* Azeite
* 1 colher de sopa de mostarda
* 3 colher de sopa de ketchup
* Sal, alho e limão para temperar

Piquei o alho e adicionei o azeite e deixei refogar; depois adicionei a carne e deixei alourar, juntando em seguida os cogumelos escorridos. Quando a carne já estava loirinha, juntei o leite de coco, misturei bem, e depois juntei o ketchup e a mostarda. Envolvi tudo muito bem e fui mexendo até o molho engrossar.

Servi com arroz branco. Delicioso e nada complicado para um aperto!

posted under | 0 Comments

Bacalhau no Forno


Este foi o almocinho de hoje. Gosto imenso de bacalhau, e por isso resolvi fazer qualquer coisa de diferente, pois durante a semana não dá.

Ingredientes
* 3 postas de bacalhau grandes
* 1 kg de batatas
* Azeite
* 3 cebolas
* 6 dentes de alho
* Louro
* Salsa e alho em pó
* Pimentão doce em pó

Dei um entalão ao bacalhau porque as postas eram muito altas, tive de adicionar leite porque apesar de estarem demolhadas, ainda estavam puxadotas ao sal.

Enquanto coziam, parti as cebolas às rodelas e cobri o fundo do tabuleiro. Juntei os alhos e o louro. Tirei o bacalhau do tacho e deixei a arrefecer enquanto descascava as batatas e as cortava às rodelas grossas. Pus o bacalhau em cima da cebola, e pus as rodelas de batata nos intervalos. Polvilhei com uma mistura de salsa e alho e ainda juntei uns pozinhos de pimentão doce. Reguei tudo abundantemente com azeite - muito abundantemente - e levei ao forno, que já tinha ligado a 200º C.

Foi cerca de uma hora no forno. Ficou magnífico!

posted under , | 0 Comments

Doce de Moka


Este doce tirei do blog da Sarita, que tem coisas superdeliciosas. Já experimentei vários doces dela, mas esta é a primeira vez que coloco aqui qualquer coisa que tirei de lá. Obrigado, Sarita, estava delicioso!

Tão delicioso que já só são recordações, lol. Até o meu bebé comeu uma tigela cheia!

Ingredientes
* 175 grs de açúcar + açúcar para o chantilly
* 25 grs farinha
* 2 ovos
* 1/2 lt leite com café (tirei uma bica da máquina e misturei no leite, tal como fez a Sarita)
* 3 tiras de limão
* 2 dl natas
* Bolacha Maria
* Café frio

Misturou-se num tacho o açúcar com a farinha, adicionei os ovos inteiros, o café com leite e as cascas. Levei ao lume, e mexi até borbulhar. Retirei do lume e deitei fora as cascas de limão. Deixei arrefecer num recipiente de vidro. Bati as natas em chantilly com açúcar e pus no frigorífico para solidificarem. Depois, quando já estava tudo frio, coloquei nas tacinhas o creme de café, uma bolacha embebida em café frio e depois juntei o chantilly. Decorei com bolacha partida aos bocadinhos.

Deu para seis tacinhas como as da imagem, mas o meu bebé e o meu marido chegaram lá primeiro lol.

Delicioso, Sarita!

posted under | 0 Comments

Arroz de Línguas de Bacalhau com Camarões


Tinha ali umas línguas de bacalhau e não sabia bem o que fazer com elas, especialmente porque já tinha comido bacalhau com grão esta semana.

Valeu-me a visita da minha mãe, que sugeriu: "então e se...?"

O resultado foi simplesmente delicioso e não sobrou um baguinho de arroz para amostra.

Ingredientes
* 18 camarões
* 1 embalagem de línguas de bacalhau (traz maio quilo, se não estou em erro)
* Delícias do Mar
* Arroz
* Polpa de tomate
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Louro
* Azeite
* 1 embalagem de camarões já descascados (sensivelmente 400 grs)

Refogou-se a cebola com os alhos em azeite; juntou-se depois a polpa de tomate e misturou-se tudo muito bem. Em seguida adicionou-se o arroz e envolveu-se bem na mistura, deixando cozinhar ligeiramente. Juntou-se louro. Quando o arroz estava bem envolto na pasta, adicionou-se bastante água e deixou-se levantar fervura; só então se juntou os camarões, que tinham um tamanho razoável, os camarões descascados, e as línguas, que já tinham sido cozidas à parte, e mexeu-se tudo, deixando novamente levantar fervura. Quando o arroz estava quase pronto, juntou-se as delícias cortadas aos bocados. Só então é que se rectificou de sal.

Deixou-se apurar e desligou-se, deixando o arroz absorver parte do molho. Mesmo assim, ficou malandrinho e superdelicioso.

posted under , | 0 Comments

Bolo de Ananás e Chantilly



A minha mãe fez ontem anos e eu resolvi fazer-lhe uma surpresa e fazer o bolo de anos. Queria algo de diferente mas muito saboroso.

O resultado foi este.

Ingredientes
* 1 lata grande de ananás
* 250 grs açúcar
* 100 grs margarina
* 5 ovos
* 300 grs farinha
* 1 colher chá bem cheia de fermento
* 4 dl de natas
* Margarina para untar
* Farinha para polvilhar

Untei a forma com margarina (uma forma sem buraco) e polvilhei-a com farinha. Guardei 3 fatias de ananás e triturei as restantes com 2 dl da calda de ananás. Acendi o forno para ir aquecendo. Deitei o açúcar numa tigela com a margarina derretida e misturei; juntei as gemas e a mistura de ananás e voltei a mexer tudo muito bem. Bati as claras em castelo e envolvi-as na mistura, alternando-as com farinha e o fermento. Verti tudo para a forma e levei ao forno durante sensivelmente 40 minutos. Quando ficou pronto, desenformei e deixei arrefecer.
Bati as natas com açúcar (pus açúcar a olho até ficar com aquele saborzinho que todos gostamos). Cortei o bolo ao meio, depois de frio, e barrei a parte inferior com cerca 1/3 do chantilly. Tapei o bolo e barrei com o restante. Com as fatias que tinha reservado, fiz os enfeites, e polvilhei com um resto de bolacha ralada e de pepitas de chocolate que ali tinha.

Ficou bastante líquida, a massa crua. Depois de cozinhada, ficou compacta, mas não ficou nada enjoativo, pelo contrário, muito saboroso.

Vai uma fatia?

Baba de Camelo


Há coisas que são realmente muito fáceis de fazer, e a Baba de Camelo é uma delas, mas de qualquer forma deixo aqui a receita.

Ingredientes
* 1 lata de leite condensado cozido
* 5 ovos
* Raspa de chocolate

Envolve-se o leite condensado com as gemas; bate-se as claras em castelo e envolve-se delicadamente (se se usar a batedeira, fica muito líquido).

Dispus em tacinhas individuais e cobri com raspa de chocolate.

posted under | 0 Comments

Bolo de Iogurte e Chocolate


Gosto sempre de ter ali um bolinho para acompanhar o café, à noite. Desta vez experimentei uma coisa diferente.

Ingredientes
* 2 iogurtes (usei aroma de banana)
* 3 medidas do copo do iogurte de farinha
* 3 medidas do copo do iogurte de açúcar
* 1/2 medida do copo de iogurte de óleo
* 5 ovos
* Raspas de chocolate
* Margarina e farinha para untar a forma

Untei a forma com margarina e farinha e liguei o forno a 180º; comecei por bater as gemas com o açúcar, juntei a farinha e os iogurtes, mexi muito bem, juntei o óleo e as claras batidas em castelo. Quando a massa já borbulhava, misturei as raspas de chocolate; tinha uma barra de chocolate de culinária, e raspei meia barra, que envolvi depois na massa.

Verti na forma e foi ao lume a cozer.

Não cresceu muito, mas ficou saboroso.

posted under | 0 Comments

Iscas à Portuguesa


O meu maridinho adora iscas (nisto não partilhamos os mesmos gostos, mas enfim...), e quando em vez (muito de quando em vez), faço-lhe a surpresa.

Foi o que fiz no domingo passado. Já tinha a fotografia de parte, mas e tempo para vir aqui? Tem sido escasso! Ao menos agora ponho a escrita em dia lol.

Ingredientes
* 3 iscas grandes
* Alho
* Vinho tinto q.b.
* Sal
* Louro

Deixei temperado de véspera com muito alho, vinho tinto, sal e louro partido aos bocados. No dia, foi só deitar margarina na frigideira e deixar fritar (o meu marido gosta delas muito, muito fritas, quase estaladiças). Quando as iscas já estavam fritas, foi só juntar a marinada e deixar apurar.

Servi com  batata cozida. Ele adorou!

posted under | 0 Comments

Costeletas com Molho de Vinho Tinto


Tinha ali umas costoletitas de porco temperadas para fritar, mas apetecia-me fazer qualquer coisa de diferente.

Ingredientes
* 7 costoletas de porco
* 2 dl de vinho tinto
* Sal, alho e limão q.b.
* Azeite
* Margarina

Temperei as costoletas com sal, alho em pó e limão. Descasquei e piquei os olhos e pus na frigideira, juntamente com o azeite, e pus as costoletas a fritar, até ficarem douradinhas. Tirei a carne do lume, juntei manteiga e deixei ferver. Reguei as costoletas com o molho e servi.

A foto não está grande coisa, e parece mais escuro do que realmente ficou, mas o que interessa é que ficou muito saboroso!

posted under | 0 Comments

Peru salteado com Cogumelos e Salsichas


Um destes dias tirei strogonoff de peru do congelador e pensei em saltear para o jantar. Quando olhei para o saco com atenção, vi que a quantidade não era muita. Bolas, éramos 3...

Cá em casa, temos um ditado: "A tropa manda desenrascar". E foi o que fiz!

Ingredientes
* Carne de peru cortada para strogonoff (teria talvez 350 grs)
* 1 lata de 10 salsichas
* 1 lata média de cogumelos laminados
* 4 dl natas
* Margarina para saltear
* Sal, alho e limão q.b.

Comecei por fritar a carne na margarina, sem deixar alourar demasiado. Retirei-a e salteei em seguida as salsichas e os cogumelos; retirei-os e juntei-os à carne. Por fim deitei as natas e envolvi muito bem na gordura que tinha ficado na frigideira. Quando o molho engrossou, juntei à carne frita e misturei.

Servi com massa cozida. Ficou delicioso e muito rápido!

posted under | 0 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments