Arroz Doce com Leite Condensado


Já tinha ouvido falar mas nunca tinha experimentado. E não é que ficou bom?? Encontrei a receita aqui.

Ingredientes
* 1 chávena chá arroz
* 2 chávenas chá água
* 0,5 lt leite
* 1 lata de leite condensado
* Canela em pó
* 1 pitada de sal

Coze-se o arroz em lume brando com uma pitada de sal, até deixar secar a água; depois junta-se o leite e o leite condensado; mistura-se bem, deixa-se cozer mais um pouco e desliga-se o lume, deixando repousar por uns minutos.

Coloca-se em tacinhas e polvilha-se com canela em pó.

Ficou mais claro que o outro e tem um sabor diferente do habitual; ainda juntei uma tirinha de limão para cortar mais o doce do leite condensado e gostei bastante.

Até o meu bebé comeu uma tigela inteira!

posted under | 2 Comments

Frango no Wook


Desde que descobri o wook que não quero outra vida lol. Hoje fiz mais uma experiência, desta vez, com frango.

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados para guisar sem pele
* 1 embalagem de legumes chineses (400 grs)
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* 2 colheres de sopa de gengibre em pó
* Azeite
* 1 cubo caldo de galinha
* 1 colher de sopa de tomate
* 0,5 dl de vinho branco
* Molho de soja
* Sal, alho em pó e pimenta

Temperei o frango com alho, sal e gengibre; deixei repousar durante uma hora. Salteei o frango com azeite na frigideira, após o que o reservei. Piquei a cebola e os alhos para o wook e juntei azeite, refogando. Deitei a mistura de legumes para um escorredouro e pus debaixo de água corrente para soltar os vegetais, após os que os pus no azeite. Temperei com sal e juntei o tomate; em seguida, pus o frango por cima dos legumes, espalhei o molho de soja e o cubo de galinha desfeito; finalmente, misturei o vinho e mexi tudo. Ficou pronto em dez minutos e servi com arroz basmati.

Ficou delicioso, é aromático e diferente.

posted under , | 0 Comments

Frango com Natas (outra receita)


Esta receita é tão radicalmente diferente da que eu costumo fazer, que não resisti em experimentá-la.

Ingredientes
* 450 grs de frango (sensivelmente três peitos de frango)
* 500 ml de bechamel
* 2 dl de leite
* 2 dl de natas
* 500 grs batata palha
* 5 dentes de alho
* Azeite
* Sal grosso, pimenta
* Pão ralado

Refoguei o alho em azeite; já tinha os peitos cozidos, pelo que o desfiei e juntei ao refogado, mexendo sempre. Juntei o bechamel e envolvi muito bem; juntei as batatas, voltei a mexer tudo muito bem; adicionei as natas e o leite e voltei a mexer; rectifiquei de sal e pimenta e, como ficou um pouco líquido, misturei um pouco de pão ralado.

Verti para uma terrina, cobri com pão ralado e levei ao forno a tostar.

Ficou saboroso, mas continuo fiel ao frango com natas da minha mãezinha (a receita está aqui).

posted under | 0 Comments

Arroz de Bacon


Um excelente acompanhamento, e para variar do arroz branco. É facílimo de fazer e é sempre bom para gastar aqueles restinhos de bacon que ficaram de uma omolete ou assim.

Ingredientes
* Arroz
* Bacon cortado aos pedacinhos
* 1 cebola pequena
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Sal

Parti a cebola e os alhos miudinhos e refoguei em azeite; juntei depois o bacon cortado aos pedaços e deixei refogar; juntei depois o arroz (uma tacinha por pessoa) e envolvi muito bem, deixando o gosto entranhar; juntei depois a água e deixei cozinhar. Quando estava quase pronto, provei de sal, rectifiquei e tapei o tacho, deixando o arroz absorver a restante água.

Convém não pôr muita água senão o arroz espapaça todo.

posted under | 0 Comments

Pudim de Bolacha Maria


Tinha esta receita em lista de espera desde que a li aqui, e como este fim de semana ia ter casa cheia, resolvi arriscar, até porque o meu rapaz adora pudins.

Ingredientes
* 1 litro de leite
* 6 gemas
* 6 colheres de sopa de açucar
* 2 pacotes de pudim mandarim
* 18 bolachas maria
* caramelo q.b

Reservei um pouco de leite para diluir o pudim, levei o restante ao lume e juntei as bolachas até dissolver. Depois bati as gemas com o açúcar e misturei o pudim diluído no leite. Mexi tudo muito bem. Entretanto o leite com as bolachas estava praticamente a ferver, misturei tudo e deixei apurar durante mais ou menos cinco minutos; passei com a varinha mágica e verti para uma forma untada com caramelo.

Só tive um problema, parecia muito pudim e pus numa forma maior, e no fim... encolheu. O aspecto não ficou grande coisa. Mas enfim, é como sempre digo: o sabor estava lá todo lol.

posted under | 0 Comments

Chow Mein de Lulas


O que hei-de eu fazer? Agora que descobri o wook, ando a fazer experiências. E numa Sexta-Feira Santa, em que a carne é absolutamente banida da nossa alimentação, decidi ver se noodles chineses combinavam com lulas.

Ingredientes
* 1 embalagem massa chinesa
* 1 kg lulas
* 400 grs mistura chinesa de vegetais
* 1 lata pequena de rebentos de soja
* Molho de soja
* Sal, alho e limão
* Azeite

Cortei as lulas às tiras, temperei com sal, alho em pó e sumo de limão; dei um entalão na panela aos vegetais, porque estavam congelados, e juntei-lhes uma lata pequena de rebentos de soja porque como aprecio muito, acho que nunca são demais; piquei alho para o wook, juntei azeite e deixei refogar o alho, após o que juntei as lulas e reservei a marinada. As lulas levaram algum tempo até ficarem macias; aproveitei-o para cozer a massa chinesa, nos quatro minutos recomendados da embalagem. Quando as lulas já estavam macias, juntei a massa, a marinada, os legumes e envolvi muito bem; juntei o molho de soja e rectifiquei os temperos.

Ficou muito bom, ainda que ligeiramente puxado ao sal, pois para as lulas ficarem boas, o resto ficou puxadote. Mas estava muito saboroso e digam lá que já não se comia?

posted under | 0 Comments

Biscoitos de Manteiga


Comprei uns corta-massas na quinta-feira e enquanto não experimentei, não descansei. A boa notícía é que esta receita rendeu bastante. A má é que mesmo assim não chegaram a fazer 48 horas lol.

Ingredientes
* 250 grs açúcar
* 250 grs manteiga
* 3 ovos
* 390 grs farinha

Comecei por ligar o forno a 180º; bati o açúcar com a manteiga, juntei a farinha e os ovos e amassei tudo muito bem; deixei repousar por quinze minutos no frio; depois, com a ajuda do rolo da massa, numa bancada polvilhada de farinha, fui estendendo pedaços da massa, que ia cortando com as diversas formas e ia cozendo no forno em tabuleiros untados de manteiga e polvilhados de farinha (dez minutos, sensivelmente; mais do que isso - 15, por exemplo - já ficavam demasiado tostados).

Retirei com uma espátula e polvilhei com açúcar em pó.

É verdade que não se fazem tão rapidamente como outros que já aqui pus, mas o resultado final valeu a pena. Ficaram deliciosos e para acompanhar o café não há melhor!

posted under | 1 Comments

Cheesecake


Adoro um bom cheesecake, mas nunca tinha experimentado fazer em casa. Tropecei acidentalmente aqui e encontrei o que precisava.

Ficou delicioso, é de certeza para repetir!

Ingredientes
* 150g de bolacha Maria (pus 200)
* 75g de manteiga à temperatura ambiente (pus 100)
* 200g de queijo creme à temperatura ambiente
* 50g de açúcar em pó
* 1 colher de chá de essência de baunilha
* 1 colher de chá de sumo de limão
* 200ml de natas
* Doce de Abóbora
* Canela

Piquei a bolacha Maria grosseiramente, envolvi na manteiga. Forrei a tarteira e guardei no frio. Depois, bati o queijo creme com o açúcar, o sumo de limão e a essência de baunilha até ficar macio. Bati as natas até ficarem macias e quase em chantilly e envolvi com a mistura do queijo. Guardei no frio durante horas (3 bastavam mas acabou por lá ficar de um dia para o outro). Depois foi só barrar com o doce de abóbora e polvilhar com canela.

Ficou muito bom e nada enjoativo. E é mais saboroso do que os de compra.

posted under | 0 Comments

Queques


No fim de semana, o meu maridinho pediu-me uns bolinhos para acompanhar o café, mas algo que não tivesse ainda feito.

Saiu isto. Tirei esta receita da net, mas já não sei de onde.

Ingredientes
* 125 grs açúcar
* Baunilha em pó q.b. (usei essência de baunilha, 7 gotas)
* 125 grs farinha
* 2 colheres de café fermento
* 125 grs manteiga
* 2 ovos

Bati os ovos com o açúcar até formar espuma, juntei a farinha e o fermento, a manteiga derretida e a baunilha. Misturei tudo até a massa borbulhar e depois coloquei em forminhas de papel, que levei a cozer em forno pré-aquecido a 180º C durante sensivelmente dez minutos.

Ficaram uma delícia.

posted under | 0 Comments

Pudim de Caramelo e Café


Não há nada que complemente um belo chow mein como um pudim. Só que desta vez não é do mandarim, como fazia a minha avó quando eu era pequena e ela me queria fazer um miminho rápido. Encontrei esta receita numa Teleculinárias e fiz um belo pudim de café...

...E uma bela asneira: não tapei a forma como deve ser, e como o cozo em banho maria na panela pressão entrou um niquinho de água para o pudim.

E não é que ficou uma maravilha?!?! Um bocado escangalhado, mas imensamente saboroso na mesma!

Ingredientes
* 1 lata de leite condensado
* 2 colheres de sopa de café (usei uma bica tirada da máquina e uma colher bem cheia de café solúvel do Pingo Doce)
* 160 grs açúcar
* 6 dl leite
* 3 ovos
* 5 colheres de sopa de caramelo líquido + caramelo para untar a forma (só pus duas colheres de sopa porque receei que ficasse demasiado enjoativo com tanto doce)

Barrei a forma com o caramelo, e misturei numa tigela o leite condensado, o leite normal, os ovos, o café e o açúcar. Bati tudo muito bem, verti para a forma e levei a cozer em banho maria durante 35 minutos na panela de pressão. Deixei arrefecer dentro do banho maria e pus no frio depois. Só desenformei na hora de servir.

É verdade que este pudim "meteu água" mas estava tão saboroso e fofo, que nem se deu por nada!

posted under | 0 Comments

Chow Mein de Vaca


Adoro comida chinesa. É algo que de vez em quando tenho mesmo de comer, senão parece que fico aguada. E como estamos em época de crise, resolvi fazer uma pequena experiência no wook.

Ingredientes
* 1 embalagem de massa chinesa (dá para 4 pessoas)
* 1/2 kg de strogonoff de vaca
* 1 embalagem de mistura de vegetais chinesa (pus metade de um pacote, não tinha mais)
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Molho soja a gosto
* Sal e alho q.b.

Cozi a massa chinesa em água fervente com sal, como vinha na embalagem; tirei-a e escorri-a, reservando-a; dei um entalão aos vegetais em água a ferver, pois estavam numa pedra de gelo; escorri-los logo. Cortei o alho aos pedacinhos para o wook, reguei com azeite (pus a olho mas deveriam ser sensivelmente 3 colheres de sopa), salteei a carne, juntei os legumes e a massa e envolvi muito bem. Reguei generosamente com o molho de soja (a carne ficou pouco tempo temperada de sal e alho e o molho de soja, como é salgado, ajudou a compôr).

Ficou uma delícia, foi super rápido de fazer (nem meia hora levou) e até o meu marido, que torce o nariz a tudo quanto se pareça com esparguete, comeu e gostou!

posted under , | 2 Comments

Empadão de Fiambre


Já tinha ouvido falar deste prato mas nunca tinha experimentado. Estava em lista de espera e finalmente chegou a sua vez!

Ingredientes
* 2 fatias de fiambre nº 10 (são bastante grossas)
* 1 kg puré congelado
* 8 fatias de queijo
* 1 ovo
* Leite e margarina q.b.
* Noz-moscada, sal e pimenta

Preparei o puré de batata com o leite e temperei de noz moscada, sal e pimenta. Untei o tabuleiro com margarina e pus uma camada de puré, outra de queijo, as duas fatias de fiambre lado a lado, cobri com queijo e tapei com o puré. Pincelei a superfície com ovo e levei ao forno quinze minutos a gratinar.

Ficou delicioso, é rapidíssimo e é bom para um aperto. Só acho é que pus pouco queijo para tanto fiambre... ficou realmente muito grosso, para a próxima peço o fiambre mais fino ou então ponho mais queijo.

posted under | 0 Comments

Caril Verde de Frango


A minha mãe ofereceu-me um Wok há já algum tempo, mas eu ainda não o tinha experimentado. Hoje resolvi fazer o gosto ao dedo!

Ingredientes
* 3 peitos de frango (sensivelmente 500 grs)
* 1 cebola picada
* 1 colher de sopa de azeite
* 1 a 2 colheres de caril (pus duas)
* 125 ml de água
* 375 ml leite de coco (pus 400 ml, que é uma lata inteira)
* 100 grs mistura vegetais chinesa (usei uma embalagem do Pingo Doce)
* 1 colher de sopa de sumo de limão
* 2 maçãs cortadas aos gomos sem caroço

Cortei os peitos de frango aos cubos e temperei com sal e limão; deixei ganhar gosto. Como a mistura de vegetais chinesa estava congelada, dei-lhes um entalão rápido no tacho, apenas o suficiente para descongelar; retirei e escorri. Piquei a cebola, pus o azeite no wok e juntei-lhe a cebola; deixei alourar em lume médio/brando. Dissolvi o caril no leite de coco e verti para o wok, juntando também a água; deixei ferver. Juntei o frango e deixei cozinhar durante 15 minutos (só nos primeiros 5 é que deixei tapado, depois deixei destapado e a cozinhar normalmente, em lume médio/baixo, mexendo ocasionalmente). Juntei os legumes, dei mais umas voltas durante cinco minutos. Depois de pronto, cortei e parti as maçãs e adicionei.

Servi com arroz basmati e ficou delicioso. Completamente diferente do caril que habitualmente faço, e muito mais saboroso!

Fiquei fã do wok, vou com certeza utilizá-lo mais vezes!

posted under , | 0 Comments

Coquinhos


Fiz estes bolinhos no domingo, pois vinha cá a casa uma pessoa que os adora. Meu dito meu feito, fizeram jus aos meus bolinhos, que são neste momento uma ténue recordação. Tão ténue que a tia loira já me anda a dizer que já sente saudades lol.

Ingredientes
* 200 grs coco
* 150 grs açúcar
* Raspa de um limão (por vezes também faço com raspa de laranja, ficam muito saborosos)
* 3 ovos
* Forminhas de papel

Mistura-se tudo, deixando a raspa para o fim (convém que os ovos sejam batidos antes de serem misturados com o açúcar e o coco), moldam-se bolinhas que se colocam nas forminhas de papel e vai ao forno pré-aquecido a 180º a cozer.

Levam cerca de 10, 15 minutos a cozer e ficam deliciosos.

posted under | 3 Comments

Conchas Gratinadas


Gosto imenso de massa gratinada, e como tinha carne picada para cozinhar, resolvi fazer o gosto ao dedo lol.

Ingredientes
* 1 kg carne picada mista
* 500 grs massa conchas
* Fatias de queijo (não tinha queijo ralado, pelo que pus as fatias a cobrirem a massa)
* Alho
* Cebola
* 1 lata média de cogumelos
* 500 ml de bechamel
* Azeite
* Polpa de tomate
* Margarina
* Sal

Refoguei a cebola e o alho em azeite, juntei a polpa e envolvi; juntei a carne e os cogumelos e deixei cozinhar; provei de sal e reservei.
Cozi a massa em água e sal e juntei um fiozinho de azeite; depois de cozida, juntei margarina.
Num tabuleiro de ir ao forno, barrei o fundo com polpa de tomate, parte do bechamel, dispus a carne por cima, em seguida a massa, cobri com o bechamel restante e cobri com o queijo. Foi ao forno cerca de 15 minutos para gratinar.

Delicioso!

posted under | 0 Comments

Bolachas Económicas


Para aproveitar as claras que sobraram do Creme de Leite, resolvi fazer estas bolachinhas, que também retirei de uma "Teleculinária".

Ingredientes
* 80 grs manteiga
* 3 claras (pus 4)
* 180 grs açúcar
* 5 gotas de essência de baunilha
* 250 grs farinha
* 1 colher sobremesa de fermento
* Margarina e farinha para untar
* Açúcar em pó e canela para polvilhar

Comecei por ligar o forno, porque convém que estes bolinhos encontrem uma "cama quente". Bati a manteiga derretida com as claras, o açúcar e a baunilha; juntei a farinha e o fermento e envolvi tudo. Untei um tabuleiro com margarina e farinha, moldei bolas de massa com as mãos e coloquei-as separadas no tabuleiro, polvilhando com açúcar e canela antes de as pôr no forno. Foram a assar durante cerca de 15 minutos.

São deliciosas, muito leves e uma excelente maneira de se gastar aquelas claras que tinha reservado.

posted under | 0 Comments

Creme de Leite


Vi esta receita numa revista da "Teleculinárias" dedicada ao leite condensado e fiquei imensamente curiosa. Tinha aspecto delicioso e não era nada complicado de fazer.

Ingredientes
* 1 lata leite condensado
* 3 dl de leite
* 2 ovos inteiros
* 4 gemas
* 1 colher sopa farinha maisena
* canela

Misturei os ingredientes todos (excepto a canela) e levei ao lume a engrossar. Distribuí por taças e polvilhei com canela.

Fica um doce espesso e rendeu apenas 5 taças, mas fica muito bom.

posted under | 0 Comments

Caril de Porco


Cá em casa comemos caril de tudo. Este é só mais um que faço, e que fica sempre bom.

Ingredientes
* 1 kg de rojões
* Sal, alho em pó e limão
* Vinho branco
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* 1 lata 400 ml leite coco
* 4 colheres de sopa de caril (Hot Curry Madras)
* 2 colheres de chá de açafrão
* Polpa de tomate (talvez três colheres de sopa, apesar que costumo pôr a olho)
* Azeite

Temperei a carne com sal, alho, limão e vinho branco. Refoguei a cebola e o alho em azeite, juntei a polpa de tomate e adicionei a carne e o molho da marinada, tapando e deixando cozinhar brevemente. Numa tigela, misturei o leite de coco com o caril e o açafrão; quando a carne já fervia, juntei o leite de coco ao tacho e mexi muito bem. Deixei ferver e cozinhar, mexendo de vez em quando. Levou sensivelmente meia hora a apurar.

Servi com arroz branco.

Quando não tenho leite de coco, junto leite normal e coco ralado, mas não é a mesma coisa.

posted under | 2 Comments

Rojões Assados no Forno

No outro dia fui a casa da minha sogra, que estava a assar frango no forno, e saí de lá com o cheirinho maravilhoso nas narinas. Cheguei a casa e vinha completamente aguada, confesso. Tinha deixado rojões a descongelar mas não sabia como havia de os fazer.

Saiu isto.

Ingredientes
* 1 kg de rojões
* Pimentão doce em pó, sal e alho
* 1,5 lt de água
* Vinho tinto
* Margarina
* Sumo de limão

Temperei os rojões com sal, alho em pó e bastante sumo de limão. Numa travessa de ir ao forno, coloquei-os, salpiquei generosamente com pimentão doce e coloquei a água. Deitei o vinho tinto (apenas o suficiente para a água mudar de cor, não foi muito) e dispus nozinhas de manteiga por cima. Foi ao forno durante cerca de 45 minutos.

O molho ficou um bocado ralo mas a gordura dos rojões acabou por ajudar a assar e deu um gostinho muito agradável.

posted under | 0 Comments

Mousse de Chocolate




Há sempre um doce que define uma pessoa. Por exemplo, eu não passo sem um gelado de menta. O meu maridinho não passa sem a sua mousse.

É bastante fácil de fazer e penso que todos temos uma receita mais ou menos idêntica, e por isso deixo aqui a minha.

Ingredientes
* 1 barra chocolate culinária (200 grs)
* 6 ovos (gemas + claras)
* 6 colheres de sopa de açúcar
* 1 colher de sopa de manteiga

Derreto no microondas o chocolate com a manteiga, bato as claras em castelo, envolvo a mistura de chocolate com as gemas e o açúcar e depois adiciono as claras. Vai ao frigorífico por umas horas.

Costumo fazer a mousse de véspera ou pelo menos com bastantes horas de antecedência para que o fresco tenha tempo de "acamar" a mousse e para que não saiba demasiado a ovos. Se os ovos forem XL, só costume pôr cinco.

Ficou deliciosa.

posted under | 0 Comments

Pargo Assado no Forno

O meu almocito hoje foi algo que já não comia há imenso tempo e já batia a saudade.

Ingredientes
* 1 pargo mulato (cerca de um kg)
* 1 kg de batatas para assar
* 2 cebolas
* 1/2 pimento amarelo
* 1/2 pimento laranja
* 2 tomates
* Vinho branco
* Margarina
* Salsa e alho picado
* Polpa de tomate
* Azeite

Cortei as cebolas às rodelas e cobri o fundo do tabuleiro com elas. Fiz o mesmo ao tomate e aos pimentos e coloquei em cima da cebola, reservando umas fatias para o peixe. Temperei o peixe com sal dos dois lados, preenchi os cortes que a senhora da peixaria tinha dado com sal, salsa e alho picado. Coloquei o peixe no tabuleiro e dispus as batatas à volta. Por cima pus o tomate que tinha reservado. Polvilhei abundantemente com salsa e alho picado e pus sal nas batatas. Espalhei o vinho branco por cima e pus a polpa de tomate a cobrir parcialmente a comida. Reguei abundantemente com azeite e coloquei nozinhas de margarina um pouco por todo o tabuleiro.

Foi ao forno cerca de hora e meia e ficou delicioso. Até o meu pequerrucho mergulhou nas batatas e no peixinho.

Antes de ir ao forno:



Depois de sair do forno:


posted under | 2 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments