Feijoada de Lulas


Eu sei que o tempo já não está para feijoadas, mas o maridinho pediu com tanto jeitinho uma feijoadita que eu não resisti.

Ingredientes
* 2 kgs de lulas
* 2 latas de feijão branco de 800 grs
* 2 cenouras
* 1 molho de agrião
* 3 dentes de alho
* 3 colheres de sopa de polpa de tomate
* 1 colher de sopa de colorau
* 1 folha de louro
* 1 dl de azeite
* 1 dl de vinho branco
* Sal e pimenta

Arranjei as lulas e cortei aos bocados. Piquei o alho e salteei-o em azeite, misturando depois a polpa de tomate e o colorau. Juntei as lulas e refoguei tudo. Juntei o louro, o sal e a pimenta (pus pouca pimenta). Juntei o vinho e deixei cozinhar em lume brando até levantar fervura. Depois, juntei água e deixei estufar.

Ao fim de meia hora, sensivelmente, juntei as cenouras, o feijão e o agrião. Rectifiquei os temperos e deixei cozinhar até apurar.

Usei a panela de pressão para cozinhar as lulas mais rapidamente. Ficou uma delícia e o maridinho adorou.

Costumo fazer esta feijoada com chocos mas desta vez não havia, trouxe lulas. E ficou maravilhoso!

posted under | 1 Comments

Pudim Flarin


Lol não me enganei no nome, não se assustem. A ideia era fazer uma receita de pudim de coco que tenho em lista de espera, mas quando chegou a altura adivinhem: tinha-me esquecido de comprar o coco!

Pormenor de pouca importância, claro.

Portanto, improvisei! E saiu isto.

Ingredientes
* 1 litro de leite
* 6 ovos
* 300 grs açúcar
* 2 pudins mandarins
* Caramelo líquido para untar a forma

Ferve-se o leite, mistura-se os ovos com o açúcar e os pacotes de pudim. Quando o leite estiver a ferver, junta-se a mistura e deixa-se cozer. Verte-se para a forma previamente untada com caramelo.

Ficou bom, mas com uma consistência diferente. Não era nem pudim mandarim nem o pudim de coco que queria fazer. Assim nasceu o Flarin lol.

posted under | 0 Comments

Bolo Borrachão


Ontem o meu amor fez anos. E queria um bolo diferente, pelo que tive de ir à procura em todos os meus apontamentos. E encontrei-o. Tirei daqui, e já estava em lista de espera há algum tempo. De ontem não passou e ficou maravilhoso!

Ingredientes
-> Bolo
* 4 ovos
* 200 grs açúcar
* 100 grs farinha
* 2 colheres de sopa de sumo de limão
* 2 colheres de chá de fermento
-> Calda
* 125 grs açúcar
* 2,5 dl de água
* 1 cálice de vinho do Porto (pus um cálice cheio e de tamanho generoso)
-> Chantilly
* 1 pacote de natas
* 8 colheres de sopa de açúcar
* Sumo de limão

Comecei por fazer o bolo: bati os ovos inteiros com o açúcar, juntei o sumo de limão e continuei a bater até aumentar o tamanho; depois envolvi a farinha e o fermento e continuei a bater. Foi ao forno por 25 minutos a 180º C em forma untada e polvilhada.

Enquanto o bolo cozia, fiz a calda: levei um púcaro ao lume com o açúcar e deixei ferver pelos três minutos recomendados, aos quais juntei depois o vinho do porto. Quando o bolo estava morno, mas ainda enformado, reguei-o o mais uniformemente possível e deixei arrefecer.

Fi-lo de véspera e no dia foi só bater as natas em chantilly, juntar o limão e o açúcar (exagerei no limão e por isso o chantilly ficou muito líquido e tive de pôr mais açúcar para compensar o sabor amargo, mas ficou uma maravilha na mesma).

Ficou delicioso!

E como o meu maridinho insistiu em ter uma vela por cada ano de vida... íamos cobrindo o bolo com uma camada de cera azul lol.

Chow Mein de Porco


Como gosto imenso de comida chinese, mal tropecei nesta receita de chow mein tive de experimentar. Adaptei-a, não fiz tal e qual o original, mas ficou muito bom. Vou colocar aqui a receita tal como eu a fiz.

Ingredientes
* 1 pacote de massa chinesa
* 450 grs de carne de porco cortada às tiras
* 1 colher de chá de gengibre fresco picado
* 1 embalagem de rebentos de soja 350 grs
* 1 lata de cogumelos média
* 2 dentes de alho
* 4 colheres de sopa de ketchup
* 6 colheres de sopa de Molho de soja
* 6 colheres de sopa de água
* 1 colher de sopa de azeite
* 1 pimento vermelho
* Sal q.b.

Cortei o pimento às tiras, temperei a carne com sal, alho e limão e deixei marinar por meia hora. Misturei o gengibre com o alho picado, o molho de soja, o gengibre e a água. Cozi a massa chinesa, seguindo as indicações da embalagem, ficou pronta em 4 minutos. Salteei a carne e os cogumelos no azeite, até o pimento ficar macio. Em seguida juntei o molho, a massa, envolvi muito bem e servi.

Delicioso!

posted under , | 0 Comments

Coelho à Caçadora


Adoro este prato. Com batata frita ou cozida, poucos pratos são para mim tão saborosos como este. O segredo está no tempero e no tempo em que fica a marinar (eu deixo sempre 24 horas no mínimo).

Ingredientes
* 1 coelho partido aos bocados
* Vinho tinto
* Sal, alho, louro
* Azeite
* Polpa de tomate

Coloquei o coelho numa tigela e temperei com sal, alho e folhas de louro e cobri com vinho tinto. Bastante vinho tinto, o suficiente para cobrir todo o coelho. Ficou assim quase dois dias, no frio. Hoje, refoguei três dentes de alho em azeite, juntei a polpa de tomate e quando estava no ponto juntei o coelho e a marinada. Envolvi e deixei cozinhar até o coelho ficar macio.

Servi com batata frita, e só quando estava a servir os pratos é que me lembrei que faltava o pão torrado. Se dispusermos umas fatias de pão torrado - também há quem frite, em óleo ou azeite, mas eu prefiro pão torrado - e depois o coelho com o molho por cima, fica delicioso e é o toque final.

Na minha modesta opinião, claro.

posted under | 0 Comments

Puré de Maçã


Só tinha comido puré de maçã uma vez e fiquei com o bichinho atrás da orelha. Procurei a receita e usei esta que me pareceu muito saborosa. Tirei-a daqui e fiquei com vontade de experimentar mais receitas.

Ingredientes
* 4 maçãs (também usei Royal Gala mas como eram pequenas usei cinco)
* 2 colheres de sopa de manteiga
* 4 colheres de sopa de vinho branco
* Pimenta branca (não usei)
 
Descasquei e cortei a maçã em pedaços; levei ao lume a manteiga e saltei aí os pedaços de maçã. Juntei o vinho branco, tapie e deixei cozer a maçã em lume brando. Precisei realmente de juntar umas gotinhas de água para que não ficasse muito seco. Passei com a varinha mágica assim que o fruto ficou cozido. Servi com bifes de frango grelhados.
 
Ficou muito saboroso e é decidadamente um acompanhamento a repetir. Adorei. O meu marido ficou na dúvida se gostava se não, pelo que me pediu para a próxima para fritar uma batata. Era comida saudável a mais lol.

posted under | 0 Comments

Frango com Cerveja


Por muito que se diga que o bacalhau é o fiel amigo, acho que o frango começa a ganhar-lhe terreno. Senão, veja-se esta receita absolutamente deliciosa e rapidíssima de fazer, mais uma ideal para os dias de semana em que tudo abunda menos o tempo.

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados
* 2 dl de natas
* 2 dl de cerveja
* 1 dl de água
* 1 sopa de cebola

Pus o frango no tacho, deitei-lhe a cerveja por cima, juntei a sopa de cebola e envolvi bem. Passado uns minutos, juntei a água e deixei ferver assim, mexendo ocasionalmente. Quando o frango estava quase pronto, juntei as natas e voltei a envolver.

Servi com massa cortada e ficou delicioso. Complicado?? Náááá. Facílimo. E tão saboroso...!

posted under | 1 Comments

Bacalhau Gratinado com Leite Evaporado


Já tinha ouvido falar do leite evaporado, mas julgava que só dava para receitas de doces. Qual não foi o meu espanto em encontrar esta receita! Bacalhau com leite evaporado? E seria o leite evaporado minimamente parecido com o leite condensado?

Confesso que fiquei curiosa.

A Sandrinha passou-me uma série de receitas (obrigada miga!!), e tirei esta para experimentar. E não é que ficou bom??

Ingredientes
* 400 grs de bacalhau (usei migas)
* 2 cebolas (usei uma)
* 4 batatas grandes (cortei 500 grs de batatas às rodelas)
* 1 lata de leite evaporado
* Azeite
* Pimenta e noz-moscada

O bacalhau ficou a demolhar de um dia para o outro, cortei a cebola, as batatas e os alhos às rodelas; num tacho, refoguei a cebola com os alhos, e juntei as batatas; deixei fritar no azeite. Quando as batatas estavam tenrinhas, juntei o bacalhau às lascas, sem peles ou espinhas. Envolvi tudo e deixei refogar, ao que depois juntei o leite evaporado. Deixei cozer por mais cinco minutos,  e depois meti tudo num tabuleiro e foi ao forno a 180º por vinte minutos.

Ficou muito bom. Pelo aspecto até parecia bacalhau com natas, mas o sabor é diferente do que já conhecia.

Resta-me experimentar o leite evaporado nos doces lol.

posted under , | 1 Comments

Carne com Mel e Limão


Gosto de pratos picantes e resolvi experimentar este para ver como ficava. Ficou muito, mas mesmo muito picante, e o mel caramelizou à volta da carne. Ficou diferente e muito saboroso.

Ingredientes
* 500 grs rojões
* 1 limão
* 1 colher de chá de piri piri moído (pus 2)
* 2 colheres de sopa de mel
* 2 colheres de sopa de molho de soja
* Sal e alho em pó

Num tabuleiro misturar os rojões com o sumo de limão, o piri piri, o molho de soja, o sal e o alho. Deixei a marinar de um dia para o outro. No dia, pus a carne no forno durante 45 minutos a 180º C. Servi com arroz basmati.

Ficou bom, mas muito picante. Devia ter posto só uma colher.

Uma forma fácil de fazer isto é misturar os ingredientes todos numa tigela e pincelar a carne com eles.

posted under | 0 Comments

Bolo de Limão e Natas


Mais um bolinho para o café. A massa tem é de ser muito, muito bem batida senão o bolo fica rijo no dia seguinte.

Ingredientes
* 250 grs farinha
* 200 grs açúcar
* 5 ovos
* 2 dl de natas
* 1 colher de chá de fermento
* Raspa de um limão

Barrar e polvilhar uma forma e polvilhar com farinha; ligar o forno a 180ª C; deitar os ovos para uma tigela, onde se bate juntamente com o açúcar; adiciona-se as natas, a farinha, o fermento e a raspa de limão e mistura-se. Vai ao forno sensivelmente por trinta minutos.

Ficou muito saboroso e vai sempre bem com um café.

posted under | 0 Comments

Bitoque


O meu maridinho pediu-me um bitoque. Não queria um bife com batatas fritas, queria um bitoque a sério, como há muito tempo já não comia - e podia deixar a comida de grilo, ou seja, a salada, de fora porque assim como assim ele não a comia.

Nos últimos tempos, ele queixa-se que não tem muita fome, por isso nem vos digo a alegria que me deu atender ao seu pedido.

Imagino que todas tenhamos a nossa forma de o fazer. Esta é a minha.

Ingredientes
* Bifes
* Batatas
* Arroz
* Alho
* Azeite
* Ovos
* Cogumelos

Corta-se as batatas aos palitos e frita-se em óleo bem quente; coze-se o arroz (ou, no meu caso, salteia-se em azeite e alho), frita-se os bifes em margarina, salteia-se os cogumelos, estrela-se os ovos. Ficamos com a dose anual de calorias numa única noite, mas eh... um dia não são dias.

posted under | 2 Comments

Carne à Brás


E cá vai mais uma rapidinha e a fugir muito, que durante a semana o tempo não estica para mais!

Ingredientes
* 0,5 kg carne picada
* 500 grs batata palha (aproximadamente)
* 8 ovos
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Sal e pimenta

Refoga-se a cebola e o alho em azeite, junta-se a carne e deixa-se cozinhar, mexendo frequentemente. Depois é só juntar a batata palha, envolver muito bem, juntar os ovos já batidos e só então rectificar de sal e pimenta.

Só ficou a faltar um pézinho de salsa, que não tinha,  mas ficou bom na mesma e muito, muito rápido de fazer.

posted under | 0 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments