Pudim Gelatinado de Tutti-Frutti


Vi esta receita no blog da belinha e fiquei logo curiosa. Tinha mesmo de experimentar, sobretudo porque tinha feito a Mousse Gelatinada de Morango há tão pouco tempo e esta receita é tão parecida.

Ingredientes
* 1 litro de leite
* 2 saquetas de gelatina (fiz de tutti-frutti)
* 1 lata de leite condensado

Levei o leite ao lume com a gelatina até a dissolver e depois juntei o leite condensado. Passei a forma de bolo inglês por água fria e verti o pudim para a forma. Foi ao frio e na hora de desenformar, mergulhei em água quente primeiro.

O problema é que deixei uns segundos e o pudim começou a derreter, por isso é que a foto não está grande coisa, mas o sabor estava lá todo. Delicioso!

E o curioso é que sendo tão parecido com a mousse gelatinada, mesmo assim tem uma textura e um paladar diferemtes.

posted under | 1 Comments

Bolo de Laranja e Coco


Mais um bolinho cuja receita fui pedir emprestada à Sarita. Mal vi, pensei logo: Tenho de o fazer, tem um aspecto fantástico! E é mesmo muito bom! Mas como ela disse que o bolo ficava pequenino, dupliquei a receita.

Ingredientes
-> Massa
* 300 grs de açúcar
* 200 grs manteiga
* 300 grs farinha
* 6 ovos
* Sumo de duas laranjas
* 2 colheres de chá de fermento
* Coco q.b.
-> Calda
* 4 colheres de sopa de açúcar
* Sumo de duas laranjas

Bati as gemas com o açúcar e a manteiga derretida, juntei o sumo de laranja e as claras batidas em castelo e depois a farinha e o fermento.

Foi ao lume a cozer em forma untada e polvilhada e levou sensivelmente meia hora, pouco mais do que isso.

Depois preparei a calda, fervi os sumos das laranjas com o açúcar e depois do bolo cozido e desenformado reguei com a calda. Polvilhei de imediato com o coco.

Ficou delicioso!

posted under | 3 Comments

Rojões com Laranja


Adoro o sabor da fruta na comida. E se o sabor for cítrico, ainda melhor. Assim, quando olhei hoje para a carne de manhã, pensei: "O que é que vou fazer contigo??"

Queria algo de diferente, mas de manhã foi tudo muito a correr, por isso, improvisei e saiu isto:

Ingredientes
* 700 grs rojões
* Sumo de duas laranjas mais uma laranja inteira
* 1 dl vinho branco
* Sal, alho
* 1 colher de chá de pimentão doce
* 3 dentes de alho
* Azeite

Temperei a carne de sal, alho, pimentão doce, vinho branco e o sumo e duas das laranjas (eram muito sumarentas) e deixei a marinar durante o dia. À noite, piquei o alho para um tacho, juntei azeite, corei levemente a carne no refogado e depois juntei a marinada, juntamente com a laranja partida aos bocados. Deixei cozinhar até o molho apurar.

Servi com batata frita cortada aos cubos.

Ficou muito saborosa e macia. A laranja combinou perfeitamente com a carne e deu-lhe outro gostinho, e o molho ficou muito cremoso.

Sem dúvida, a repetir!

posted under | 2 Comments

Pataniscas de Peixe


Se há coisa que detesto é desperdiçar comida. Aliás, detesto desperdícios, ponto final. Acho que uma casa bem governada tudo tem algum proveito, e foi por isso que guardei umas sobras de peixe cozido que tinha ali ainda do empadão.

Não gosto de deixar a comida muito tempo à espera de destino, então, no dia seguinte, resolvi fazer estas deliciosas pataniscas. E ficaram mesmo boas!

Ingredientes
* 250 grs sobras peixe cozido
* 70 grs farinha
* 1 cebola
* 3 ovos
* Sal e pimenta
* 1 colher de sopa de azeite
* Salsa picada (não pus)

Lasquei o peixe e reservei; preparei o polme misturando as gemas com a farinha e o azeite, a cebola e as claras batidas em castelo. Depois envolvi o peixe, temperei de sal e pimenta e fritei colheradas em óleo abundante,

Delicioso!

posted under | 2 Comments

Mousse Gelatinada de Morango


Aqui vai uma sobremesa tirada da Teleculinárias que tem tudo aquilo que se quer: rápida, fácil e saborosa. Fiquei curiosa mal a vi e resolvi experimentar.

Ingredientes
* 1 pacote de gelatina de morango
* 1 lata de leite condensado

Faz-se a gelatina de acordo com as indicações da embalagem e quando estiver morna, junta-se o leite condensado e mexe-se muito bem. Leva-se ao frio para adquirir consistência.

E voilá, está feito! Fica cremosa e é óptima para variar da mousse normal. Rendeu-me 12 tacinhas iguais às da imagem.

posted under | 1 Comments

Tarte de Baba de Camelo


Nunca imaginei que tal fosse possível - uma tarte de baba de camelo! Mas é verdade e aqui está ela.

Andava a passear por entre blogs de culinária, à procura do complemento perfeito para o jantar, quando vi esta receita no blog da Belinha. Fiquei encantada porque queria fazer um mimo ao meu maridinho e por coincidência ele adora baba de camelo (bem, na verdade, ele adora todo o tipo de doces... desde que não amarguem, para ele está óptimo lol).

Habitualmente não faço doces de qualidade nenhuma durante a semana. Não há tempo, tenho um bebé para cuidar e também quero ter tempo para mim. Mas este é tão fácil que se fez praticamente sozinho.

Ingredientes
* 1 placa de massa quebrada (usei massa folhada)
* 1 lata de leite condensado cozido
* 2 colheres de sopa de farinha
* 6 ovos (usei 5)

Estendi a massa folhada na tarteira, bati os ovos com o leite condesando, o açúcar e a farinha e verti para a tarteira. Foi ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos aproximadamente.

Muito, muito bom. Para a próxima dispenso o açúcar porque acho que isto assim fica muito doce, mas o maridinho lambeu os dedos! ^^

posted under | 3 Comments

Empadão de Peixe com Molho Ácido


Gosto muito de empadões, e este ficou uma delícia, leve e muito saboroso.

Ingredientes
* 800 grs de pescada cozida desfiada sem peles nem espinhar
* 1 embalagem de puré congelado
* 400 grs de espinafres
* 2 ovos
* Sumo de 2 limões
* 100 grs manteiga
* Sal, pimenta branca e noz moscada
* 2 ovos

Cozi os espinafres em água e sal, cozi o peixe e os ovos, retirei peles e espinhas e lasquei-o. Fiz o puré e temperei-o de sal, pimenta e noz moscada. Pus a margarina a derreter e juntei-lhe o sumo dos limões.

Num tabuleiro, pus uma primeira camada de puré, depois pus uma de peixe e em seguida outra de puré. formei montículos com os espinafres e coloquei os ovos partidos em quartos.

Estava uma maravilha, o ácido do limão a contrastar brilhantemente com o sabor do resto do puré.

posted under | 0 Comments

Carne de Vaca com Molho Ferrugento


Esta receita já estava em lista de espera há que tempos porque só a imagem já apetecia comer. Retirei-a de uma Teleculinárias, mas fui fazendo outras coisas e esta foi ficando para trás. E então pensei, de hoje não passa. E não passou mesmo!

Julgava que ia ficar tipo agridoce, mas ficou um sabor misto, no qual o vinagre se destacava mas sem se tornar ofensivo ao paladar, e ficou muito saboroso.

Estas são as quantidades que fiz, que não são exactamente iguais às da revista.

Ingredientes
* 500 grs carne vaca para guisar
* 1 cebola
* 1 dente de alho
* 1 dl de vinagre
* 3 colheres de sopa de açúcar
* 1 folha de louro
* Sal e pimenta

Cortei a carne em pedaços pequenos e limpei das gorduras maiores; num recipiente, coloquei a cebola partida aos bocados, o alho, sal, pimenta preta, folha de louro e vinagre e passei com a varinha mágica até ficar tudo líquido.

Temperei a carne com a marinada e deixei repousar durante 20 minutos. Depois, pus o açúcar num tacho antiaderente e liguei o lume baixinho, até se transformar em caramelo. Envolvi a carne no caramelo e depois juntei a marinada e mais um pouquinho de água, misturando tudo.

Servi com batata frita.

posted under | 0 Comments

Bacalhau com Presunto


Mais um bacalhauzito para o jantar, desta vez, com presunto. Cá em casa apreciamos muito o bacalhau e de quantas mais formas se comer, melhor.

Ingredientes
* 2 postas de bacalhau demolhadas
* 1 kg de batatas (cortadas tipo steakhouse)
* Sal e pimenta
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Colorau
* Fatias de presunto

Dei um entalão ao bacalhau e fritei ligeiramente as batatas; depois parti para um tabuleiro a cebola e os alhos, cobri com as batatas, temperei de sal, pimenta e colorau, reguei com o azeite e pus 15 minutos no forno. Tirei a pele ao bacalhau e findo os 15 minutos, tirei o tabuleiro do forno, dispus o bacalhau e pus o presunto por cima. Reguei com o azeite fervente e pus no forno durante mais 20 minutos.

Estava delicioso, mas um pouco insosso porque tive receio que o bacalhau estivesse salgado.Afinal estava no ponto e as batatinhas podiam ter levado mais uma pitadinha de sal.

Mas é como tudo - uma questão de gosto.

posted under , | 3 Comments

Bolo de Limão


Hoje tive a visita da minha mãe e fiz este bolinho, que tinha em lista de espera, para o café. A receita tirei do site da Ratolinha e é muito bom.

Ingredientes
* 5 ovos
* 150 grs manteiga
* 250 grs açúcar
* 250 grs farinha com fermento
* 2 colheres de chá de fermento
* Raspa e sumo de um limão
* Açúcar em pó para polvilhar

Bati a manteiga (derretida) com açúcar, adicionei os ovos inteiros, a raspa e o sumo de limão e bati tudo até borbulhar; depois adicionei a farinha e o fermento e voltei a bater. Levei a forno pré-aquecido em forma untada e polvilhada durante meia hora.

Para finalizar, polvilhei com açúcar ralado.

A massa fica um pouco mais espessa do que é costume quando está crua, mas o bolo é uma maravilha! Depois de cozido, fica muito saboroso, macio e fofinho!

Não devia era ter aberto a porta do forno mal desliguei o lume, porque no meio abateu um bocadinho lol. Mas ficou tão bom! Delicioso!

posted under | 3 Comments

Frango Suado com Iogurte


Esta foi mais uma receita que fui pedir emprestada à "Teleculinárias". É super-simples e uma delíciaaaaa, nem sei se vos diga... se vos mostre!

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados
* 2 iogurtes naturais (usei com aroma de morango)
* 1 cebola
* 2 dentes de alho
* 1 dl vinho branco
* 3 colheres de sopa de azeite
* 2 cravinhos (não pus)
* Sal e pimenta

Temperei o frango com sal e pimenta. Salteei o frango no azeite, onde já tinha posto os alhos e a cebola partidos aos bocadinhos, até ficar douradinho; adicionei o vinho branco e os iogurtes, e deixei cozinhar em lume brando durante mais ou menos meia hora (foi até o molho apurar).

Servi com batata frita e ficou uma maravilha, muito suave e aromático.

posted under | 0 Comments

Bacalhau com Molho Branco


Hoje fiz um bacalhauzito para o jantar que estava positivamente divinal. Nunca tinha experimentado fazê-lo em casa, embora já o tivesse provado num restaurante. E não é que é uma maravilha??

Ingredientes
* 2 postas de bacalhau grandes
* 1 kg batatas cortadas aos cubos para fritar
* 5 dl leite
* 30 grs farinha
* 50 grs margarina
* 0,5 dl azeite
* 1 cebola
* 3 dentes de alho

Demolhei o bacalhau de véspera; cozi-o e lasquei-o. Cortei as batatas aos cubos e fritei-as. Cortei a cebola e os alhos às rodelas e refoguei em azeite. Salteei as lascas de bacalhau no refogado e verti para uma terrina. Coloquei as batatas por cima.

Em seguida, fiz o molho branco: coloquei o leite num tacho, juntei a farinha e a margarina e mexi sempre até engrossar. Envolvi a mistura de batatas e bacalhau no molho e cobri com pão ralado. Pus umas nozinhas de margarina por cima e pus no forno a gratinar.

Ficou delicioso! Não pus sal no molho branco porque o bacalhau tinha ficado pouco tempo de molho (menos de 24 horas) e estava mesmo no ponto em termos de sal; também não pus muito sal nas batatas, exactamente para prevenir.

Ficou muito bom.

posted under , | 0 Comments

Bolo de Baunilha


E aqui está um delicioso bolinho que fiz para o café. A receita foi tirada da "Teleculinárias" e é muito bom, fica muito macio e fofinho.

Ingredientes
* 220 grs farinha
* 220 grs açúcar
* 150 grs margarina
* 4 ovos
* 2 dl de leite
* 1 colher de sopa de essência de baunilha
* 1 colher de chá de fermento

Untei e polvilhei a forma, ao mesmo tempo que acendia o forno a 180º C; derreti a margarina no microondas e juntei o açúcar, mexendo até borbulhar. Adicionei os ovos, um por um, batendo sempre, o leite, a essência de baunilha, a farinha e o fermento, até a massa borbulhar. Verti para a tigela - esta massa fica um pouco mais líquida do que é costume.

Cozi o bolo durante vinte minutos a 180º C e depois baixei para 160º C durante outros vinte; digam lá que não ficou com bom aspecto.

Vai uma fatia?

posted under | 1 Comments

Pudim de Coco


Veio cá uma grande amiga minha, que eu já não via há três cinco séculos, e fiz este pudinzinho para comemorar.

Ingredientes
* 1 litro de leite
* 100 grs de coco ralado
* 6 ovos
* 300 grs açúcar
* 2 pudins mandarins
* Caramelo líquido para untar a forma

Ferve-se o leite, mistura-se os ovos com o açúcar e os pacotes de pudim. Junta-se por último o coco. Quando o leite estiver a ferver, junta-se a mistura e deixa-se cozer. Verte-se para a forma previamente untada com caramelo.

Fica com uma consistência diferente dos pudins que já fiz até hoje, convém pôr bastante caramelo na forma.

posted under | 0 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments