Sonhos



Pois é, estamos praticamente no Natal. E com as experiências que ando a fazer, tenho cá a impressão que quando chegar a altura como saladinha verde loool.

Andei pela net à procura de receitas de sonhos porque aqui em casa não tinha nada que me satisfizesse. Olhava para aquilo e pensava, "não é isto que me satisfaz"...

Por mero acaso, uma amiga falou-me do blog Rap'ó Tacho e foi lá que encontrei a receita.

Ingredientes
* 2 chávenas de água
* 1 chávena de leite
* 80 grs margarina
* Uma pitada generosa de sal
* 250 grs de farinha (ou 200 de farinha e 50 de maisena)
* 6 ovos

Leva-se a água e o leite ao lume juntamente com a margarina; depois de levantar fervura, e tão só a margarina esteja derretida, retira-se do lume junta-se a farinha e mexe-se muito bem com a colher de pau. Deixa-se amornar. Transfere-se a massa para um alguidar e junta-se os ovos um a um (eu juntei-os a todos ao mesmo tempo e depois vi-me grega para a massa os absorver, tive de usar a batedeira para que ficasse com a consistência indicada). A massa tem de fazer "picos" quando se passa lá com o dedo.

Fritam-se em pequenas colheradas (colher de chá porque esta massa cresce imenso; comecei por usar uma colher de sobremesa e depois troquei para chá porque senão ficavam crus por dentro). Convém, quando está a fritar, picar com um palito para que fritem também por dentro.

Escorre-se em papel absorvente e polvilha-se de açúcar e canela.

Estão aprovadíssimos!

posted under | 2 Comments

Sonhos de Leite Condensado



A minha busca por doces de natal continua. Desta vez, encontrei por acaso esta receita, que alguém me disse ser a receita dos famosos bolinhos de chuva brasileiros. No entanto, a minha querida amiga Si diz-me que a receita dos bolinhos de chuva não é assim - estou à espera que me dê a receita correcta.

Ingredientes
* 1 lata de leite condensado
* 2 colheres de sopa de margarina
* 2 ovos
* 1 colher de sopa de fermento em pó
* 3 chávenas de farinha de trigo

Misturei tudo numa tigela e deixei repousar por mais ou menos cinco minutos; depois fritei colheradas em óleo não muito quente (se estiver muito quente, queimam por fora e por dentro continuam crus. Quando dei conta tinha o fogão praticamente no mínimo).

Escorri em papel absorvente e depois passei por uma mistura de açúcar e canela.

No próprio dia comeram-se muito bem, mas no dia seguinte já estavam um pouco secos. Não que tenha sobrado algum lol.

posted under | 1 Comments

Bolo de Leite de Coco



Já fiz este bolinho há uns tempos, mas só agora me lembrei de o colocar aqui.

Digo-vos uma coisa, nunca tinha comido um bolinho tão fofinho, tão macio e com um sabor tão suave. Já não sei é de onde o tirei, mas foi algures do grande mundo da internet lol.

Ingredientes
* 3 chávenas de chá de açúcar
* 4 ovos
* 1 lata de leite de coco
* 1 chávena de chá de margarina
* 4 chávenas de farinha
* 1 colher sobremesa de fermento

Bate-se tudo no liquidificador menos a farinha e o fermento. Acrescentei a farinha e o fermento aos poucos e poucos, mexendo com uma espátula de silicone, até a massa borbulhar.

Foi ao forno em forma untada e polvilhada.

posted under | 2 Comments

Pataniscas de Atum



Mais uma vez, o Santo Atum Enlatado veio em meu socorro. Apetecia-me qualquer coisa de diferente para o jantar, então, andei a procurar no meu livrinho de receitas e encontrei isto, que tinha retirado daqui.

Obrigado, Neuza, por esta bela ideia!

Ingredientes
* 2 latas de atum
* 1 colher de sopa de azeite
* 1 cebola picada
* 1 chávena de farinha
* 1 ovo
* Sal e pimenta
* Salsa picada q.b
* Leite q.b.

Escorri muito bem o atum e desfiz com o garfo. Juntei os ingredientes todos numa tigela e temperei de sal e pimenta. Fritei às colheradas e servi com arroz de feijão.

Delicioso!

posted under , | 6 Comments

Fatias Paridas



E porque já cheira a Natal, já ando a fazer "testes" para o que vou pôr na mesa da Consoada. E é claro que comecei pelos doces (a vida é tão curta para começar pelas hortaliças...!)

A receita tirei daqui.

Ingredientes
* 1 pão de forma da véspera
* 3 dl de leite
* 4 ovos
* 300 grs de açúcar
* Canela
* 1 casca de limão
* Óleo para fritar

Leva-se o leite ao lume a ferver com a casca de limão e duas colheres de sopa de açúcar (por acaso, achei que duas eram poucas e pus quatro).

Batem-se os ovos muito bem, de forma a que a clara fique imperceptível; corta-se o pão em fatias e passa-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e depois escorre-se em papel absorvente.

Servi as fatias cobertas de açúcar e canela. Achei no entanto que o leite era pouco; para a próxima faço pelo menos meio litro, porque gosto das fatias bem ensopadinhas.

posted under | 5 Comments

Bolo de Laranja e Chocolate



Adoro o sabor cítrico nos alimentos. Seja limão ou laranja, doce ou salgado, sobremesa ou prato principal, a verdade é que os aromas e paladares só saem a ganhar com um citrino à mistura.

Ingredientes
* 4 ovos
* 2 chávenas de açúcar
* 2 chávenas de farinha
* 1/2 chávena óleo
* Sumo e raspa de duas laranjas
* Pedaços de chocolate (usei uma tablete de chocolate de praliné Schogetten)

Bati os ovos com o açúcar até fazer um creme. Adicionei a farinha e o óleo e voltei a bater. Juntei o sumo e a raspa das duas laranjas e voltei a bater muito bem até a massa borbulhar. Depois fui misturando os bocados de chocolate na massa.

Foi ao forno em forma untada e polvilhada durante 25 minutos a 180º C.

O único senão deste bolo é que o chocolate era mais denso do que a massa e os pedaços ficaram quase todos em baixo. Mas ficou muito bom, muito leve e saboroso.

posted under | 3 Comments

Tarte Folhada de Requeijão e Limão



Não sei quem foi que disse: "A Necessidade é a Mãe de Todas as Invenções", mas não há dúvida que se pode aplicar. Tinha ali uma embalagem de requeijão prestes a passar de prazo. Não gosto de desperdiçar, pelo que resolvi tentar fazer qualquer coisa dele.

Ingredientes
* 1 embalagem de requeijão de 200 grs
* 1 placa massa folhada
* Raspa de um limão
* 2 colheres de sopa de maisena
* 6 colheres de sopa de açúcar
* 3 ovos
* 1 pacote leite creme

Forrei a tarteira com a massa e pus os ingredientes todos no liquidificador. Verti o conteúdo para a tarteira e foi ao forno por 40 minutos, sensivelmente, a 180ºC.

posted under | 2 Comments

Lombo de Porco Assado com Laranja



Aqui está um pratinho que eu muito aprecio e há muito que não comia.

Ingredientes
* 1 lombo de porco com sensivelmente 1 kg
* Sal, alho
* Azeite
* Vinho branco
* Laranjas
* Margarina
* Pimentão doce

Dei uns golpes na carne e temperei-a de sal, alho (muito alho) e pimentão doce. Banhei-a em vinho branco e deixei de um dia para o outro. No próprio dia foi só pôr a carne e a marinada num tabuleiro, regar com azeite e colocar nozinhas de margarina por cima da carne.

Foi ao forno durante hora e meia. A meio da assadura, voltei a carne ao contrário. Por várias vezes abri a porta do forno para regar com o molho. Quando faltavam uns minutos para acabar o tempo, dispus as rodelas de laranja por cima e levei novamente ao forno. Deixei uns minutos ainda no quentinho do forno para o molho repousar.

Servi com arroz de manteiga. Ficou uma maravilha.

posted under | 3 Comments

Tarte Cremosa





Já tinha esta receita em lista de espera há algum tempo. Confesso que não sei de onde a tirei, provavelmente foi de alguma "Teleculinárias", mas sinceramente esqueci-me de tirar a fonte. Se alguém souber de onde ela veio, por favor que me diga.

Ingredientes
* 1 placa massa folhada
* 300 grs açúcar
* 2 dl natas
* 6 gemas
* 2 ovos inteiros
* 100 grs coco

Forra-se uma tarteira (26 cm) com a placa folhada, pica-se o fundo com o garfo. Liga-se o forno a 180º C.

Mete-se tudo no liquidificador e verte-se para a tarteira e vai ao forno por 45 minutos. Fiquei foi com seis claras para gastar. Alguma sugestão? Lol.

São servidos de uma fatia?

posted under | 2 Comments

Frango com Molho de Mostarda



Gosto imenso de molho de mostarda, mas raramente o faço porque o marido não aprecia. Mas um dia não dias, não é verdade?

Ingredientes
* 3 peitos de frango
* Sal, alho e pimenta preta
* 2 dl natas
* Umas gotinhas de vinho branco
* Mostarda

Temperei os peitos de frango cortados aos bocados com sal, alho e pimenta preta. Deixei ganhar gosto por meia hora, sensivelmente, e depois salteei em azeite e alho. Retirei e reservei a carne. Ao azeite que sobrou, adicionei as natas e envolvi muito bem; juntei umas gotinhas de vinho branco, apenas o suficiente para garantir que o molho ficava ligeiramente menos espesso. Depois juntei mostarda - e aqui fica a gosto de cada um porque a verdade é que eu gosto do molho a saber bastante a mostarda mas o marido não, por isso pus menos.

Ao pôr a mostarda é importante mexer bastante mais senão fica coagulado.

Servi com massa cortada. Delicioso!

posted under | 1 Comments

Sopa de Feijão



Neste tempo frio já sabe bem uma sopinha quentinha e consistente. Nesse sentido, e porque num destes dias cheguei a casa enregelada até aos ossos, apeteceu-me fazer uma assim.

Ingredientes
* 1 lata de feijão vermelho grande
* 3 batatas
* 1 farinheira
* Massinhas
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Água
* Sal
* Azeite

Refoguei a cebola e os dentes de alho em azeite; juntei um terço da lata de feijão e uma das batatas, cortadas grosseiramente, e envolvi. Depois juntei um pouco de água e deixei ferver. Tirei, usei a varinha mágica para reduzir tudo a puré e adicionei mais água; deixei ferver. Juntei a batata restante cortada aos quartos, o feijão e as massas e deixei cozer. Rectifiquei de sal, reguei com mais um fiozinho de azeite (coisa pouca) e apaguei o lume, deixando repousar por uns minutos.

Depois servi. Ficou um creme consistente e aveludado muito saboroso. O ideal para aqueles dias gelados.

No caldo a ferver junei a farinheira aos bocados sem pele, o resto do feijão e a batata cortada aos bocados.

posted under | 1 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments