quarta-feira, dezembro 19, 2012

Sonhos de Abóbora




Se há coisa que gosto nos doces natalícios é a sua variedade. É verdade que são todos fritos, mas são todos diferentes.

Esta receita tirei do site da Vaqueiro.

Ingredientes
* 400 g de abóbora (limpa)
* 50 g de açúcar + o necessário para polvilhar
* 1 casca de laranja
* 0,5 dl de aguardente
* 450 g de farinha com fermento (pus 400)
* 1 colher de sopa de Maizena
* 3 ovos
* Óleo Vaqueiro
* Canela em pó
Corte a abóbora em cubinhos pequenos, junte o açúcar e a casca de laranja e leve a cozer, tapado, sobre lume muito brando até a abóbora estar macia. Retire a casca da laranja e desfaça a abóbora, batendo com uma colher de pau. Adicione e aguardente e, fora do lume, deite a farinha, previamente peneirada com a Maizena, de uma só, vez batendo energicamente com uma colher de pau. Quando a massa se separar das paredes do tacho, mude-a para uma tigela e, sem parar de bater, adicione os ovos, um a um. Bata a massa até esta ter absorvido completamente os ovos.
Com a ajuda de uma colher de sopa, retire bocadinhos de massa e frite em óleo Vaqueiro quente.
Vá picando os sonhos com um espeto ou uma agulha de tricot e deixe fritar até ficarem bem douradinhos e crescidos (usei um garfo). Escorra sobre papel absorvente e depois passe-os por uma mistura de açúcar e canela em pó. 

Como usei aguardente caseira, havia um cheiro intenso a álcool em toda a massa. Depois de fritos, ficaram muito sequinhas, quase não absorveram óleo nenhum.

A massa queima com facilidade, por isso tem de ser frita em lume brando. 

No cômputo geral, achei que ficaram um pouco secas, pelo menos quando comparadas com as de cenoura. Mas comeram-se na mesma :)

4 comentários:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!