segunda-feira, dezembro 17, 2012

Sonhos de Cenoura




E porque já cheira a Natal, lá começo eu com as experiências natalícias na cozinha. Embora por regra não seja grande apreciadora dos doces de Natal - demasiados fritos - tenho de admitir que só o cheirinho que se espalha pela casa quando estão ao lume faz crescer água na boca e pensar em lareiras, árvores enfeitadas e muita neve.

Esta receita tirei-a daqui. Fiquei encantada pela simplicidade da mesma e resolvi experimentar.

Desta vez tive de pedir ajuda ao maridinho. Uma pessoa tem de aceitar que de quando em vez tem certas limitações =)

Ingredientes
* 1,5 kg de cenoura (só pus um kg, não tinha mais)
* 200 grs farinha
* 60 grs açúcar (pus 100)
* 4 ovos
* 1 laranja (casca + sumo)
* 1 colher sobremesa de fermento

Cozi a cenoura com a casca da laranja; deixei escorrer e retirei a casca da laranja.Fiz um puré da cenoura e deixei escorrer durante duas horas.

Numa tigela misturei o puré de cenoura com o açúcar usando a vara de arames e mexi muito bem. Juntei o sumo da laranja e os ovos batidos e voltei a mexer tudo. Quando já estava tudo bem mexido, juntei a farinha e o fermento. Voltei a bater tudo.

Fritei colheradas (de sopa) da massa em óleo quente, mantendo o lume baixo. Isto porque estes sonhos queimam muito depressa. Fui virando quando estavam loirinhos, pus a escorrer em papel absorvente e depois passei por uma mistura de açúcar e canela.

Convém passar por mais do que um papel absorvente, porque estes sonhos absorvem muito óleo, convém deixar escorrer muito bem.

Muito, muito bons!

5 comentários:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!