Lombo de Porco Estufado




Carne assada é um dos meu pratos favoritos, independentemente da forma como a carne se apresenta. Quer seja assada no forno ou estufada na panela de pressão, sabe-me sempre bem uma fatia generosa acompanhada do habitual arroz e batata frita.

Ingredientes
* 1 lombo de porco para estufar
* Louro
* Massa de Pimentão
* Massa de Alho
* Vinho branco
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Polpa de tomate

De véspera temperei o lombo com massa de alho, massa de pimentão, louro e vinho branco. Esteve temperado cerca de 24 h. No dia, miguei a cebola e os alhos, refoguei em azeite e juntei um pouco de vinho branco (pouco) e polpa de tomate. Adicionei a carne e a marinada.

Na panela de pressão, o lombo ficou pronto em cerca de pouco mais de meia hora. Fatiei-o e servi-o com arroz de manteiga e batata frita. Uma delícia!

posted under | 1 Comments

Arroz de Pato à Moda da Minha Mãe




Embora o marido não seja grande apreciador, eu adoro um bom arrozinho de pato. Este arroz é feito à moda da minha mãe e difere da forma como eu faço o meu, mas também é muito bom.

Ingredientes
* 1 pato
* 1 cebola
* Arroz
* 1 chouriço
* 2 caldos knorr de galinha
* Sal

Corta-se o pato em quatro. Descasca-se a cebola e coze-se juntamente com o pato e os caldos knorr de galinha. Tira-se o pato, reserva-se a água para cozer o arroz (ainda precisei de juntar um pouco de sal, porque a água era muita, mas isso fica a gosto de cada um) e parte-se o pato em bocados.

Depois do arroz cozido, dispõe-se num tabuleiro de ir ao forno, com medalhinhas de chouriço por cima. Por fim dispõe-se os bocados do pato por cima e vai ao forno a tostar (no meu levou sensivelmente 45 minutos).

Fica muito bom.

posted under | 4 Comments

Pipocas



Não sei se é do meu estado actual, se foi um ataque monstruoso de gula. O facto é que me estava a preparar para ir ver um filme, e apeteceu-me pipocas. Gosto dela caramelizadas, mas como ainda não domino bem a técnica - deixei queimar a primeira fornada - resolvi fazê-las simples.

Ingredientes
* Milho para pipocas
* Óleo
* Açúcar

Pôr um tachinho ao lume com um fiozinho de óleo a cobrir o fundo. Dispor o milho, mas só até cobrir o fundo e sem formar segunda camada. Manter em lume forte até começar a estourar, depois diminuir o lume.

Deixei ao lume até os estouros diminuirem, depois dispus na tigela a cobri com açúcar, envolvi e voilá, prontinhas!

posted under | 1 Comments

Peitos de Frango Recheados






Que adoro comida no forno já não constitui surpresa para ninguém. Que o frango cá em casa é amplamente utilizado, também não. E desta vez saiu esta deliciosa receita!


Ingredientes
* 4 peitos de frango
* 4 fatias de queijo
* 4 fatias de fiambre
* Sal, alho e pimenta
* 1 chávena de chá de vinho branco
* Azeite
* Margarina

Abri os peitos e recheei cada um com uma fatia de queijo e outra de fiambre; fechei bem com palitos e dispus numa travessa de ir ao forno. Temperei com sal, alho em pó e pimenta preta. Dispus o vinho branco por cima, juntamente com um pouco de azeite. Por cima de cada peito, pus uma nozinha de margarina.

Foi ao forno por sensivelmente uma hora - pouco menos - e servi com arroz branco. Estava delicioso!

posted under | 4 Comments

Empadão de Frango









Uma boa forma de aproveitar restos de frango é fazendo empadão. Por regra, faço sempre empadão de carne ou de bacalhau, mas quando tenho sobras de frango (assado, cozido ou guisado) também faço um empadãozito.

Regra geral, compro do puré congelado, mas desta vez fiz "à moda antiga", ou seja, descascando, cozendo e triturando as batatas.

Ingredientes
* 2 peitos de frango cozidos desfiados
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Polpa de tomate de cebola e alho
* Batatas
* Leite
* Manteiga
* Sal
* Pimenta
* Noz moscada
* 1 ovo

Comecei por cozer as batatas, após o que as desfiz com a ajuda do passevite; juntei leite (a olho), coloquei umas nozinhas de manteiga por cima e voltou ao lume, para dissolver a manteiga. Temperei de sal, pimenta e noz moscada. Reservei o puré.

Desfiei o frango e num tacho parti os dentes de alho, juntei azeite e deixei refogar. Juntei a polpa de tomate e envolvi. Juntei o frango desfiado e deixei apurar em lume brando.

Numa travessa, dispus uma camada de puré, espalhei o frango e completei com outra camada de puré. Bati um ovo e barrei por cima. Foi ao forno a gratinar.

E ficou delicioso!

posted under | 2 Comments

Bolinhos de Canela



Por vezes, apetece-nos um bolinho com o café, e porque não um bolinho de canela? A receita encontrei-a n'O Cantinho da Nanda, que infelizmente já não se encontra entre nós mas que tem receitas muito saborosas.

Ingredientes
* 300 grs farinha
* 100 grs de açúcar
* 1 ovo
* 125 grs margarina
* Canela e açúcar em pó q.b.
* Manteiga e farinha para untar e polvilhar

Acendi o forno a 180º. Derreti a margarina e misturei com o açúcar, a farinha e o ovo até formar uma massa moldável. Untei e polvilhei o tabuleiro com margarina e farinha. Num prato, dispus a mistura de canela e açúcar em pó. formei bolinhas com a mão e mergulhei-as na mistura de açúcar e canela.

Foi ao forno por 20 minutos, até começarem a abrir fendas. Nessa altura os bolinhos estão cozidos.

posted under | 2 Comments

Pizza de Banana, Frango, Cogumelos e Fiambre






Mais uma pizza para o cardápio! Agora ando numa de experimentar sabores! Esta sugestão partiu de uma amiga minha, a V. E ficou muito boa, porque também dá para aproveitar aqueles restos que acabam por ficar esquecidos no frigorífico.

Ingredientes
* Massa de pão crua
* Polpa de tomate de cebola e alho
* Azeite
* Fiambre cortado aos cubos
* Cogumelos
* Banana
* Queijo curado ralado

Bati a massa com o rolo, estendendo-a numa superfície enfarinhada. Piquei a massa com um garfo e selei-a com azeite em todo o comprimento. Dispus a polpa de tomate, o queijo, a banana cortada aos bocadinhos, o frango desfiado e ainda os cogumelos.

Foi ao forno até adquirir esta bela tonalidade. Estava uma maravilha e tenho o garoto rendido às pizzas.

posted under | 1 Comments

Frango com Natas e Cebola






Numa altura em que o tempo escasseia, este frango é o ideal. Faz-se rapidamente, e o melhor é que se cozinha sozinho enquanto fazemos outras coisas.

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados com pele
* 1 sopa de cebola
* 2 dl natas
* 2 dl leite
* Sal e pimenta

Tempera-se o frango com sal e pimenta (pouco sal porque a sopa de cebola já de si traz sal) e dispõe-se metade do pacote da sopa de cebola por cima. Deita-se as natas e o leite e vai ao forno por meia hora. Findo esse tempo, vira-se o frango ao contrário e põe-se o resto do pacote da sopa de cebola por cima, voltando ao forno por mais meia hora sensivelmente.

Fica delicioso com batata frita. A fotografia não lhe faz jus, mas o sabor é cinco estrelas!

posted under | 1 Comments

Pizza de Camarão







Depois de uma semana inteira de trabalho, normalmente tento simplificar os jantares de fim de semana. Ainda tinha ali massa de pizza, e o meu cansaço era tal que nem pensei duas vezes. Fui ao frigorífico e atamanquei uma pizza com o que lá tinha.

Ingredientes
* Massa de pão crua (cerca de 150 grs)
* Farinha
* Azeite
* Polpa de Tomate com cebola e alho
* 250 grs queijo curado ralado
* Camarões pequenos

Com o rolo da massa estendi a massa de pão numa superfície enfarinhada até alcançar a espessura desejada - que no meu caso é sempre fina. Depois piquei a superfície da pizza com um garfo e selei com azeite. Dispus a polpa de tomate e parte do queijo. Coloquei os camarões por cima e o resto do queijo.

Foi ao forno por mais ou menos vinte minutos. Ficou uma delícia!

Confesso que tinha receio por causa do queijo. Costumo usar a mistura mozzarella para gratinar, mas desta vez só tinha queijo curado ralado. E não é que ficou uma maravilha?

posted under | 2 Comments

Strogonoff à Moda da Katy



Por vezes, e porque é mais rápido, gosto de fazer uma "ligeira" refeição como esta. Não é a receita "normal" de strogonoff, é antes uma receita que adaptei ao que tinha em casa no momento e que acabou por ir ficando.

Ingredientes
* 500 grs carne de vaca cortada às tirinhas
* 2 dl de natas
* Sal
* Alho
* Azeite
* Louro
* 1 lata média de cogumelos
* 1 colher de sopa de polpa de tomate
* 1 colher de sopa de ketchup

Temperei a carne de sal e alho; numa frigideira grande, dispus alho cortado aos bocados, uma folha de louro partida aos bocadinhos e azeite (pus a olho). Salteei a carne no azeite, após o que a retirei e salteei os cogumelos. Retirei os cogumelos e verti as natas para a frigideira; usei a vara de arames para ajudar a misturar o azeite e as natas, que à primeira vista não combinam lá muito bem. Depois juntei o ketchup e a polpa de tomate e envolvi.

Quando estava tudo bem envolvido, juntei a carne e os cogumelos e misturei tudo.

Servi com arroz basmati. Estava delicioso!

posted under | 1 Comments

Doce de Leite Creme e Natas



Na verdade, foi mais um aproveitamento que fiz. Tinha ali um bolo feito que já tinha dois dias. Comecei logo a ver que já ninguém lhe ia pegar e comecei a pensar o que haveria de fazer para não desperdiçar.

Fui à dispensa, que também não estava particularmente recheada, e vi uma embalagem de leite creme instantâneo. Pensei logo, "não é tarde nem é cedo, é já!"

Ingredientes
* Restos de bolo (tipo pão de ló)
* 1 embalagem de leite creme (2 saquetas)
* 9 colheres de sopa de açúcar
* 2 dl natas
* Canela
* 1 lt leite

Parti o bolo às fatias e cobri o fundo da terrina com elas; fiz o leite creme conforme mandavam as instruções, utilizando um litro de leite e 6 colheres de sopa de açúcar. Bati as natas em chantilly e juntei as restantes 3 colheres de sopa de açúcar.

Pus o chantilly no frio, para ganhar consistência. Quando o leite creme ficou pronto, dispus por cima do bolo. Deixei arrefecer e depois pus o chantilly por cima do creme. Foi novamente ao frio e no momento de servir salpiquei com canela.

Estava muito bom e o melhor é que o bolo que já ninguém queria... Já era!

posted under | 2 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments