Picado de Abelha



Se o coração não tivesse desistido há duas semanas,  a minha querida avó faria hoje a bonita idade de 90 anos.

Se há coisa a dizer da minha avó, é que festejava todas as datas com grande alegria. Fossem as suas ou as dos outros, se havia festa era para festejar de espírito alegre. Hoje, era o seu dia. E por isso, e porque não me esqueci, fica aqui esta receita em partilha, que tirei daqui.

Ingredientes:

-> Bolo
100 g de açúcar (pus 150)
2 ovos
3 c. de sopa de leite
100 g de margarina (pus vaqueiro especial para bolos)
250 g de farinha
1 c. de chá de fermento
-> Cobertura
100 g de amêndoa descascada e cortada às tirinhas
100 g de açúcar
100 g de margarina (pus vaqueiro especial para bolos)
3 c. de sopa de leite

Bolo:

Bate-se o açúcar com a margarina derretida. Depois deitam-se os ovos um a um, o leite e por fim a farinha com o fermento. Unta-se a forma de preferência de tarte e coloca-se a massa. 

Cobertura:

Deita-se tudo num tacho e ferve durante 7 minutos. Deita-se este recheio sobre a massa que está na forma e leva-se tudo finalmente ao forno durante 25 minutos mais ou menos.

Quando abri a tarte, ainda estava morna. E estava muito boa.

Parabéns pelas tuas bonitas 90 Primaveras, avó.

posted under | 6 Comments

Tarte de Leite Condensado



Mais uma tarte para terminar uma bela refeição em beleza! A receita tirei-a do blog Manjar de Ideias.

Ingredientes
* 1 placa massa folhada
* 3 ovos
* 1 lata leite condensado
* Raspa de um limão
* Sumo de um limão

Aquecer o forno a 190º. Forrar a tarteira com a massa folhada e reserve. Separar as gemas das claras e batê-las em castelo firme, reserve. Junte as gemas ao leite condensado, a raspa e o sumo de limão, envolver as claras em castelo. Deitar o preparado na forma e levar ao forno por 25/30 minutos.


Ora bem, as opiniões cá em casa dividiram-se. Ao passo que eu e a minha mãe gostámos da tarte, e achámos delicioso o sabor a limão, já o maridinho detestou porque disse que estava muito amargo. É verdade que tem um sabor cítrico muito intenso, mas daí a dizer que está amargo...

Homens...

posted under | 4 Comments

Pasta com Picadinho Misto




Na verdade o picadinho é misto de vaca e porco, e foi só para não lhe chamar carne à bolonhesa, porque na verdade existem umas pequeninas diferenças lol.

Ingredientes
* 500 grs carne picada (vaca e porco)
* 300 grs macarrão
* 125 grs queijo ralado
* 1 cebola pequena
* 6 dentes de alho
* Azeite
* 1 lata pequena de tomate em pedaços
* 3 dl bechamel
* 1 dl vinho branco
* 1 cubo caldo carne
* 1 folha de louro
* Salsa picada

Faz-se um refogado com a cebola, os alhos, o louro e o azeite, após o que se junta a lata de tomate; envolve-se muito bem e junta-se o vinho; após levantar fervura, junta-se a carne e envolve-se muito bem, junta-se o caldo de carne (se for necessário, juntar mais sal; eu não juntei). Deixa-se cozinhar a carne.

Coze-se a massa em água e sal; quando estiver al dente, tira-se do lume e reserva-se. Numa tigela, mistura-se a massa com a carne e envolve-se o bechamel; junta-se a salsa. Verte-se para o tabuleiro de ir ao forno, cobre-se com o queijo e vai ao forno a gratinar.

Muito, muito bom! =)

posted under | 1 Comments

Vamos Ajudar o Rodrigo


Hoje não me traz cá uma receita, mas um pedido de ajuda. O Rodrigo é um menino de 3 anos a quem foi diagnosticada leucemia. Teve alta do IPO não porque esteja curado, mas porque não podem fazer mais. A solução para encontrar a cura para este menino pode passar pelo estrangeiro. Os pais criaram uma página no Facebook, Vamos Ajudar o Rodrigo, onde são colocadas diariamente actualizações sobre o estado de saúde do menino, e a sua incrível coragem para suportar a sua doença. Este menino só tem 3 aninhos mas encara a sua doença com uma coragem e um sorriso que foge a muitos adultos. É um verdadeiro guerreiro.

Amanhã, sábado, dia 20, vai haver na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha, situada na Avenida de Ceuta, um evento para recolha de fundos para que a mãe deste pequeno guerreiro possa procurar ajuda lá fora. Adicionalmente, vai ser efectuada recolha de medula óssea.

Partilhem, se puderem, compareçam, se puderem.


posted under | 0 Comments

Semi-Frio de Caramelo





Isto uma pessoa quando está em casa tem de se entreter... Entre passar uma pilha de roupa a ferro e fazer uma sobremesa para o jantarito.... adivinhem lá o que escolhi!!

A receita original veio daqui mas fiz uma pequena alteração:

Ingredientes
* 4 dl natas
* 1 lata leite condensado
* 5 folhas de gelatina
* 3 dl leite
* 1 pacote bolacha maria
* Caramelo líquida a gosto
* Café forte

Amoleci a gelatina em água fria, após o que a derreti no leite no microondas. Numa forma de fundo amovível coloquei caramelo (pus a olho).

Bati as natas até ficarem altas e fofas, após o que juntei o leite condensado e misturei. Juntei o leite, que já tinha a gelatina derretida, e voltei a mexer (usei a vara de arames porque o creme parecia querer "talhar", e ficou óptimo). Juntei ainda um pouco de caramelo (mais uma vez, a olho).

Pus metade do creme na forma, e dispus as bolachas maria molhadas em café bem forte no meio, fiz duas camadas; depois juntei o creme restante e foi ao frio (mais ou menos seis horas) até à hora de jantar.

Na altura de desenformar, passei com uma faca à volta do aro e pus um prato, voltando a forma ao contrário (ficou o fundo amovível para cima). Depois foi só servir e ouvir as exclamações do garoto: "É bom, mãe!" =)

(Se alguém perguntar por mim, estou ali para os lados da tábua de engomar...)

posted under | 2 Comments

Delícia de Moka




Aaaiii que preguiça! Era daqueles dias que não apetecia fazer nada... mas acabei por fazer isto, que retirei do blog O Meu Tempero para comemorar o dia do café. :)

Ingredientes
* 1 lata leite condensado cozido
* 1 pacote natas batido
* 1 colher de chá de café solúvel (pus 2, o café era fraco)
* Pepitas de chocolate

Mistura-se o leite condensado com o café e envolve-se com as natas batidas em castelo. Vai ao frio e na hora de servir, polvilha-se com pepitas de chocolate. Mais simples que isto, é mentira! :)

posted under | 2 Comments

Pudim Capuccino



E quem gosta de pudins, quem é? Ah pois é! Cá em casa, todos! :)

Por isso resolvi usar esta receita que tirei daqui.

Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (usar a mesma medida)
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sobremesa de café em pó solúvel
- 1 colher de chá de canela em pó
- caramelo líquido para a forma (usei de compra)

Bati tudo no liquidificador e foi à panela de pressão cozer em banho maria. Delícia!

posted under | 5 Comments

Empadão Gratinado de Peixe




Cá em casa não tenho a dificuldade que muitas vezes se associa às crianças e ao peixe. O meu garoto prefere o peixe à carne, e nem se lembra de fazer birras quando tem a doce carne do mar no prato.

Assim, hoje fiz-lhe este pratinho.

Ingredientes
* 600 grs pescada cozer
* 1 embalagem puré congelado
* Salsa picada
* Sal, alho em pó, noz moscada, pimenta branca
* Leite q.b
* Azeite
* 2 dl bechamel
* 100 grs queijo mozzarella para gratinar

Coze-se o peixe em água fervente e sal; limpa-se de peles e espinhas, lasca-se e reserva-se. Faz-se o puré, de acordo com as instruções da embalagem, usando leite e temperando de sal, alho em pó, noz moscada e pimenta branca. Mistura-se o bechamel e se necessário rectifica-se os temperos.

Junta-se o peixe desfiado e envolve-se na mistura de puré e bechamel. Polvilha-se com salsa picada (a gosto) e com o queijo mozzarella, e vai ao forno pré-aquecido a 200º C.

Maravilha!

posted under | 3 Comments

Pescada com Limão e Caril




Esta receita "tropecei" nela por acaso numa actualização do Facebook e vem das Receitas de Portugal. Maravilhaaaaa!

Ingredientes
* 4 medalhões de pescada
* 1 cabeça de alho
* 1 colher de chá de caril em pó
* 1 limão pequeno
* 2 colheres de sopa de salsa picada
* azeite
* sal
* pimenta branca

Preparação:
Num tacho com um fio de azeite aquece-se o alho picado. Junta-se o caril mexendo um pouco. Logo a seguir o sumo do limão e depois a salsa. Junta-se a pescada e tempera-se de sal e pimenta. Cozinha-se em lume médio com a tampa, para ajudar a criar molho. 


Super simples, muito rápido e sobretudo uma delícia!!


Servi com puré de batata. Ai ficou tão tão bom...! =)

posted under | 3 Comments

Bolo Colorido de Gomas





A ideia do bolo de gomas fui buscá-la ao blog da querida Luísa Alexandra, mas resolvi fazer a coisa ligeiramente diferente.

O meu garoto fez 4 anos, e adora gomas, pelo que a sugestão da Luísa era um miminho extra para o aniversariante. Mas resolvi fazer a coisa há minha maneira, até porque não consegui encontrar esferovite (também verdade seja dita: não me esforcei muito lol).

A base do bolo é o bolo de iogurte, normalíssimo, só que com corantes:

Ingredientes
* 1 iogurte
* 3 medidas de iogurte de farinha
* 3 medidas de iogurte de açúcar
* 4 ovos
* 1 medida de iogurte de óleo
* Corantes
* Gomas diversas

Bate-se o açúcar com os ovos, junta-se a farinha e o iogurte, mexe-se muito bem, e por fim junta-se o óleo, voltando a bater. Quando a massa borbulhar, divide-se por tacinhas e junta-se os corantes.

Na forma untada e polvilhada, mais ou menos no centro, verte-se primeiro o conteúdo de uma taça; depois a outra em cima da primeira (que vai sendo empurrada para os lados); depois a terceira... E assim sucessivamente até ter terminado com os corantes todos. Vai ao forno até o palito sair limpo.

Depois do bolo frio e desenformado, vai-se espetando as gomas em palitos e fica como se vê na foto.

Antes de ir ao forno:



Depois de desenformar:


Já completo:


A criançada adorou. Não sei porquê mas as gomas foram as primeiras a marchar lolol. Só fiquei com pena de não ter tirado uma foto do interior para verem a dicotomia de cores. Maravilhoso! Para a próximo junto mais corantes lolol.

posted under | 5 Comments

Cheesecake de Morango - E a Participação no Desafio da Susy




Tenho uma amiga - uma irmã de coração! - que adora cheesecake. O meu cheesecake, especialmente. Quando ela cá vem, se não tenho feito... acabo por fazê-lo ehehehe.

Regra geral uso esta receita, mas desta vez, experimentei uma coisa nova.

Ingredientes
* 200 grs bolacha maria
* 100 grs manteiga (pus vaqueiro especial para bolos)
* 1 ovo
* 200 grs queijo creme à temperatura ambiente
* 50 grs açúcar
* 1 colher de chá de sumo de limão
* 2 dl natas
* Doce de morango

Reduzi a bolacha a pó, e misturei com a manteiga e o ovo. Forrei a tarteira com a massa e pus no fresco.

Misturei o queijo creme com o açúcar e o limão, até ficar macio, juntei as natas batidas em chantilly e envolvi muito bem. Dispus sobre a base de bolacha e foi ao frio até ao dia seguinte.

No dia, barrei com o doce de morango. Este tinha pedaços de fruta, o que lhe deu outro gostinho.

Fiz o cheesecake para a festa de anos do meu garoto, e os convivas adoraram. Só não tenho nenhuma foto do interior porque na confusão da festa e no meio das criançadas, acabei por me esquecer.

Editado: Como a Susy fez este desafio, resolvi participar com esta receita. Espero que gostem! Beijinhos

posted under | 10 Comments

Lombo Assado no Forno




A ideia era fazer esta receita mas parece que o destino tinha outras ideias. Para começar, enganei-me e em vez de usar a massa de pimentão usei a massa especial para frangos. Porco... Frango... Tudo carne, pensei... (Quando dei conta do erro, já tinha o lombo bem barrado).

Depois não tinha massa de alho... Xiça, mas onde é que eu andava com a cabeça???

Bem, basicamente a receita é a mesma que já aqui está... Só que não pus massa de alho nem pimentão, usei a especial para frangos...

E não é que o engano resultou num lombo delicioso?

posted under | 6 Comments

Sopa de Peixe



Em dia de Sexta Feira Santa, não se come carne cá em casa. Por princípio, tento sempre inovar as refeições que faço cá em casa, até para não aborrecer.

Para o almoço, fiz uma Feijoada de Lulas, mas para o jantar apeteceu-me uma sopinha de peixe. É quentinha, reconfortante e não sai fora da tradição.

Ingredientes
* 600 grs de medalhões de pescada
* 200 grs camarões 60/80
* 1 lata tomate pelado 800 grs
* 1 caldo knorr de peixe
* 1 cebola
* 6 dentes de alho
* 2 cenouras
* 150 grs massa pevide
* Azeite
* Sal

Cozi os medalhões em água abundante e sal; reservei o peixe e o caldo. Noutro tacho largo e fundo, refoguei a cebola e os alhos bem migados em azeite, após o que juntei a cenoura e deixei cozinhar por uns minutos. Depois juntei o tomate picado e a polpa que vinha na lata e envolvi.

Deixei refogar durante algum tempo, após o que juntei 1,5 lt do caldo de cozer o peixe. Quando levantou fervura, juntei a massa e deixei cozer; quando estava quase pronto, juntei o peixe lascado aos bocados e o camarão quase completamente descascado (só deixei a cabeça). Envolvi tudo e juntei um caldo knorr de peixe, deixando apurar.

Servi com croutons. Ficou uma maravilha.

Vai uma sopinha bem quentinha? Tão quentinha que ainda fumegava quando tirei a foto lolol.

posted under , | 4 Comments

Entremeada Assada no Forno - 3ª receita



Mais uma entremeadinha assada no forno, e variei novamente a receita. Aqui e aqui estão as duas primeiras variantes; agora deixo a terceira.

Experimentem, que não se vão arrepender!

Ingredientes
* 1 kg entremeadas
* Sal, alho em pó, pimentão doce e limão
* 1 fio de azeite

Temperei duas horas antes com sal, alho em pó, pimentão doce e sumo de limão. À hora de ir para o forno, dispus a carne na travessa, reguei com um fiozinho de azeite e foi ao forno a 250º C.

Ficou uma delícia, acompanhado de arroz de manteiga!

posted under | 3 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments