domingo, abril 19, 2015

Rissóis de Frango




Continuo numa de rissóis. É daquelas coisas que de vez em quando apetece "meter a mão na massa". De frango, nunca tinha feito nem ouvido falar. Mas a verdade é que pensei, se o frango é tão fiel amigo como o bacalhau, é porque deve ter. E se eu...?

Encontrei aqui uma receita de massa que diferia da que já tinha utilizado anteriormente, pelo que não resisti a experimentar. Adaptei a receita ao que tinha em casa.

Ingredientes
-> Massa
* 2,5 dl água
* 2 colheres de sopa de azeite
* 1 pitada de sal
* 225 grs farinha (usei com fermento)
-> Recheio
* 2 peitos de frango
* 1 cebola triturada
* 1 fio de azeite
* 1 ramo de coentros
* Pimenta preta moída na hora q.b.
* 1 colher de sopa de farinha
* 1 caldo knorr de frango

* Pão ralado
* 2 ovos

Cozi o frango e desfiei; num tacho, levei a cebola completamente triturada (o marido não gosta de encontrar pedaços quando está a comer) a refogar com o azeite, até ficar macia; juntei o frango e envolvi. Juntei um pouco de água e o caldo knorr mais a farinha, mexendo para a desfazer. Juntei os coentros picados, envolvi e deixei arrefecer um pouco. Não ficou muito caldoso mas também não ficou "acimentado".

Para a massa, deitei a água, o azeite e o sal e deixei ferver; juntei a farinha e envolvi, até formar uma bola que se descolava das paredes do tacho.

Tirei-a do lume e dispus em cima da bancada, previamente polvilhada com farinha (na verdade, bastava ter untado com óleo, a farinha não era necessária, foi uma precaução). Batia-a ainda um bocado na bancada depois de mais arrefecida e estendi-a com o rolo.

Em cada pedaço de massa dispus uma colher de recheio, cortando depois com o auxílio de um copo. Depois passei-os por ovo e pão ralado e, enquanto uns foram logo para o lume, outros foram para o congelador para outros dias.

E fizeram sensação! Os coentros dão-lhes um gostinho muito saboroso, por cá ficámos fãs.

3 comentários:

  1. Os rissóis caseiros ficam sempre uma maravilha, que delícia!

    ResponderEliminar
  2. Ficam mesmo. Eu nunca tinha experimentado fazer, e de frango então nem nunca tinha comido, mas são uma verdadeira delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! muito bom aspecto os teus rissóis, gostei da ideia do frango! quanto á tua pergunta tenho um pincel e limpo assim os bolos, bjs

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!