sexta-feira, dezembro 28, 2012

Pudim de Pão da Duxa




Poucas coisas me deixam tão doente como o desperdício. Se há coisa que detesto é desperdiçar comida. O pão, então, põe-me doente.

Tinha ali uns pãezinhos já com dois dias em cima. Se bem conheço o maridinho, já sei que não lhes toca. Eu também não posso comer pão branco. Então, o que fazer? Para açorda era pouco, para torradas muito...

Salvou-me a Duxa, pois vi esta publicação no site do Sabor Intenso!

Ingredientes
* 250 grs de pão velho (o meu tinha 2 dias)
* 750 ml de leite
* 1 limão (raspa + sumo)
* 220 grs açúcar
* 50 grs manteiga
* 5 ovos
* Caramelo para untar a forma

Cortei o pão em fatias fininhas e pus o leite a ferver com uma casquinha de limão. Depois do leite ferver, verti por cima do pão e deixei amolecer. Juntei a margarina cortada aos bocadinhos e envolvi tudo muito bem com uma colher de pau, até a margarina derreter. Depois juntei os ovos, previamente batidos, o sumo e a raspa de limão e o açúcar.

Passei a varinha mágica até ficar um creme homogéneo, após o que foi ao lume em forma untada de caramelo, em banho maria.

Deixei arrefecer e pus no frio até à hora de servir. Foi desenformado depois de frio.

O maridinho não apreciou o pudim, mas eu achei que estava delicioso, com um sabor a limão estupendo!

1 comentário:

  1. Que delicioso aproveitamento!
    Ficou um pudim mesmo bonito e assim nada se estraga.

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!