Pescada Cozida com Molho à Espanhola




Detesto peixe cozido. Trauma de infância, era o almoço todas as quarta-feiras em casa da minha avó. Fizesse chuva ou sol, todas as quarta-feiras pontualmente ao meio dia e meia era servida a pescada cozida. Passava o amolador de facas às onze da manhã, com aquela campainha solitária, e passado pouco tempo cheirava a pescada cozida.

O problema de sermos adultos é que temos de fingir ter responsabilidade. E tive mesmo de tornar a coisa mais comestível, porque continuo a detestar solenemente pescada cozida. E servir cá em casa à geração mais nova. Se eu tinha martírio às quarta-feiras todas as semanas, durante mais de uma década... eles podem comer uma vez por mês... nos meses em que é... nos anos bissextos.

Enfim, perceberam a ideia.


Ingredientes

* Postas de pescada para cozer

* Batatas para cozer q.b

* Cenoura para cozer

* Ovos (pus um por pessoa)

* Cebola partida aos bocados

* Alho partido aos bocados

* Azeite q.b.

* Vinagre q.b.

* Pimentão doce q.b.


Tudo para o tacho a cozer, e à parte fiz o molho: parti a cebola e o alho aos bocados, verti para a tigela, cobri de azeite, vinage e pimentão doce. Tudo a olho. Depois foi só misturar e cobrir. E cobri generosamente o prato com ele, no fim com a gema do ovo cozido à mistura o que é que se faz? Molha-se pão!

Era isto que faltava nos almoços de quarta-feira em casa da minha avó!

Toma lá mundo!

Comentários

Mensagens populares