Arroz de Atum Picante



Quando tenho de recorrer ao São Atum Enlatado, evito fazer sempre a mesma coisa - até pela frequência com que me esqueço de deixar comida a descongelar lol.

Desta vez, ontem à noite, estava preguiçosa para fazer jantares, por isso, resolvi improvisar.

Ingredientes
* 3 latas de atum
* 2 taças de arroz
* Polpa de tomate
* 1 cebola pequena
* 2 dentes de alho
* Azeite
* Sal e picante

Refoguei a cebola bem migada com os alhos em azeite; depois juntei a polpa de tomate e envolvi tudo. Esmaguei o atum com um garfo e adicionei ao tacho. Depois juntei água - o dobro da quantidade do arroz - e depois de levantar fervura rectifiquei de sal. Adicionei o arroz e deixei cozer. Por fim, envolvi o picante - este é caseiro, foi feito pelo maridinho e até é puxadinho como nós gostamos lol.

Só quando estava a tirar a foto ao prato é que me apercebi que o atum ficou de tal forma desfeito que mal se vê por entre o arroz. Mas só vos digo, uma delícia!

Bolo de Chocolate e Laranja



Quando vi esta receita no blog da Belinha, fiquei toda babada, confesso. Já estava a sentir na boca a mistura do chocolate com o coco, parecia que se derretia, hummm que delícia.

Fui à procura na dispensa e qual não foi o meu espanto ao reparar que já não tinha coco ralado! Estranho, eu que nunca o deixo acabar... Bem, pensei, não faz mal, vou ver das tângeras e não ponho o coco. E fui à cozinha, apenas para ver o meu pequenino refastelado a comer tângeras.

Não ia tirá-las ao pequerrucho. Vou fazer com laranjas, decidi.

Saiu isto. Mas já saiu da receita original da Belinha e macacos me mordam se não a hei-de fazer lol.

Ingredientes
* 4 ovos
* 2 chávenas bem cheias de farinha
* 1/2 chávena de óleo
* 1 chávena achocolatado em pó
* 1 chávena de leite
* 1 colher de chá de fermento em pó
* Sumo de uma laranja (eram pequenas fiz duas)
* 2 chávenas de açúcar

Na liquidificadora bati os ovos, o açúcar e o sumo; depois juntei a farinha, o fermento e o óleo e voltei a bater tudo. Verti para uma taça e misturei o chocolate e o leite. Foi ao forno em forma untada e polvilhada durante 40 minutos.

Depois de desenformado, polvilhei com açúcar em pó.

Estava uma pequena delícia, sem dúvida a repetir.

Mas mesmo assim ainda hei-de fazer a receita da Belinha, fica prometido!

Entretanto, vai uma fatia?

posted under | 2 Comments

Lasanha de Atum



Sou doida por lasanhas, e quando vi esta receita no Sabor Intenso, da autoria da Magnólia, fiquei doida por experimentar. No entanto, adaptei ao que tinha em casa e rectifiquei os temperos a meu gosto.

(Esta foi a minha receita, a original da Magnólia podem ver aqui).

Obrigado, Magnólia, por esta bela ideia!

Ora vejam:

Ingredientes:
* 3 latas de atum
* 1 cebola picada
* 4 dentes de alho 
* Azeite
* folhas de lasanha fresca (usei da marca Pingo Doce)
* 0,5 lt leite
* Manteiga
* 2 colheres de sopa de maizena
* queijo para gratinar (usei uma embalagem de 125 grs de 4 queijos para gratinar
* 1 dl de vinho branco
* 1 dl de polpa de tomate
* Sal e pimenta a gosto

Num tacho pequeno, verti o leite e juntei a maisena e a manteiga e mexi sempre com uma vara de arames até engrossar. Reservei.

Noutro tacho, refoguei a cebola e os alhos picados em azeite e juntei o vinho e a polpa de tomate, mexendo sempre. Depois adicionei o atum, bem escorrido, e envolvi bem na mistura.

Barrei um tabuleiro com margarina, dispus um pouco de molho branco, pus uma folha de lasanha, de seguida o recheio, um pouco de queijo para gratinar e uma folha de lasanha por cima. Fui repetindo a operação até esgotar o recheio. A última camada foi massa de lasanha, cobri abundantemente com o molho restante e com o queijo.

Foi ao forno a 180º por vinte minutos, e depois mais cinco no grill. Ficou tão boa, que já comia outra vez lol.

posted under | 2 Comments

Farinheira com Ovos Mexidos



Hoje resolvi experimentar uma coisa que já tinha ouvido falar mas nunca tinha comido. E afinal é bastante bom, sobretudo se for comido no pão torrado.

Ingredientes
* 1 farinheira
* 3 ovos
* Margarina
* Sal e pimenta

Derrete-se a margarina na frigideira, tira-se a pele à farinheira e esmaga-se com um garfo na frigideira; a farinheira vai frigindo em lume brando. Bate-se os ovos, tempera-se de sal e pimenta e adiciona-se à frigideira e vai-se mexendo.

Excelente para acompanhar uma sopinha!

posted under | 3 Comments

Cozido à Portuguesa



E porque o tempo já não é o que era, aqui fica um pratinho tipicamente português e que agrada a todos cá em casa - não pus quantidades porque foi a olho.

Ingredientes
* 1 chispe
* 2 chouriços de carne
* 2 chouriços de sangue
* 2 farinheiras
* 1 orelha de porco
* Carne de vaca para cozer
* Entrecosto
* 1 morcela
* Batata doce
* Batata
* Feijão branco
* Lombardo
* Nabos
* Cenoura
* Arroz

Dei um entalão às carnes da panela de pressão, cozi a batata doce com a casca (descasquei depois no prato),  cozi as cenouras, a batata e os lombardos, as couves e os enchidos. Na água de cozer as couves ainda cozi o arroz. Rectifiquei de sal e depois de tudo pronto compus o prato.

Só de ver o prato já me sinto cheia, lol.

posted under | 3 Comments

Bolo de Claras e Pudim



A semana passada, no fim de semana, fiz novamente a Tarte de Nata XXL, e fiquei com quatro claras para gastar. Detesto desperdiçar, então, fui à procura de uma receita onde as pudesse gastar. Encontrei numa "Cozinha de Sucesso".

Ingredientes
* 4 claras
* 250 grs açúcar
* 5 colheres de sopa de açúcar
* 200 grs farinha
* 1 colher de café de fermento em pó
* 1 colher de sobremesa de canela
* 1 saqueta de pudim instantâneo

Bati as claras em castelo e adicionei o açúcar; misturei o óleo, o fermento, a farinha e a canela em pó.

Verti para uma forma de bolo inglês untada e polvilhada e foi ao forno pré-aquecido a 180º por meia hora.

Deixei o bolo arrefecer e desenformei-o. Depois, preparei o pudim de acordo com as instruções da embalagem, deixei arrefecer um pouco - mas não de forma a que solidificasse - fiz um golpe no bolo a todo o comprimento e reguei-o com o pudim ainda liquído.

É uma maneira diferente de gastar aquelas claras que nos sobram lol.

posted under | 2 Comments

Salsicha com Couve Lombardo



O almocito ontem foi decididamente diferente. Resolvi fazer algo que há muito não fazia - e confesso que a saudade apertava, adoro este prato!

Ingredientes
* 9 salsichas frescas
* Folhas de couve lombardo (esta couve era muito grande, bastou uma folha por salsicha, mas isso fica ao critério de cada um)
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Polpa de tomate (pus a olho)
* Vinho branco (pus a olho)
* Água (pus a olho)
* 1 cubo de caldo de carne
* Sal, picante
* Azeite (pus a olho)

Comecei por dar um entalão nas folhas de lombardo; coloquei-as em água a ferver durante cinco minutos, apenas o suficiente para amolecerem; retirei-as e reservei-as. Quando estavam mais frias, enrolei as salsichas e prendi com palitos.

Num tacho largo, refoguei a cebola e os dentes de alho em azeite, juntei a polpa de tomate e o vinho branco; coloquei as salsichas cuidadosamente, após o que juntei água. Quando levantou fervura, juntei o caldo de carne, rectifiquei de sal, adicionei picante e deixei cozinhar durante mais ou menos meia hora.

Servi com arroz de cenoura. Ficou tão bom que desapareceu tudo. Até o meu pequenino comeu e repetiu! Mandou-me foi a mim comer as couves, lol.

posted under , | 2 Comments

Bacalhau Espiritual



O almoço de domingo foi uma coisa que muito aprecio mas raramente faço porque o meu maridinho não é lá muito fã.

Soube bem matar a saudade!

Ingredientes
* 400 grs bacalhau
* 7,5 dl de leite
* 80 grs farinha
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Azeite
* 300 grs cenoura
* 2 pães secos (pus 3 porque eram pequenos)
* 2 dl de natas
* Sal, pimenta e noz moscada
* Queijo para gratinar

Cozi o bacalhau e lasquei-o. Passei a cebola e os alhos pela varinha mágica e refoguei em azeite; depois juntei o bacalhau e envolvi. Dissolvi a farinha num pouco de leite. Ralei a cenoura e adicionei ao tacho, envolvendo tudo muito bem. Demolhei o pão num pouco de leite, escorri e juntei ao tacho; adicionei o leite quente que restava, tal como o leite onde tinha dissolvido a farinha. Juntei as natas, envolvi tudo e rectifiquei de sal, pimenta e noz moscada.

Verti para um tabuleiro, polvilhei com queijo para gratinar e foi ao forno por cerca de 20 minutos a 180º. Depois ainda pus mais cinco minutos no grill para tostar por cima.

Ficou delicioso!

posted under | 2 Comments

Frango com Castanhas e Vinho do Porto



Esta receita foi inspirada numa do chefe Hernani da Silva que saiu num jornal da "Dica". Não fiz exactamente o que lá vinha porque adaptei ao que tinha e ao que vi que ficava bom.

Vou colocar aqui conforme fiz, e só vos digo, ficou de comer e chorar por mais!

Ingredientes
* 3 peitos de frango
* 4 dentes de alho
* Azeite
* Sal e pimenta
* 1 colher de sopa de polpa de tomate
* 2 dl de vinho do Porto
* 200 grs de castanhas congeladas

Temperei os peitos de frango (partidos aos cubinhos) com sal e pimenta preta; refoguei o alho em azeite e adicionei a carne, deixando corar. Depois de a ter no ponto, retirei a carne do lume e ao azeite que ficou no tacho adicionei as castanhas (como estavam congeladas, passei-as por água corrente e deitei-as no tacho, que pus entretanto a lume brando). Envolvi bem no azeite, e depois juntei a polpa de tomate e o vinho do Porto. Diminui o lume - ficou praticamente no mínimo - e deixei as castanhas absorverem o gosto, mexendo de quando em vez. Quando estavam já com uma corzita, voltei a juntar a carne e envolvi tudo, mexendo novamente. Deixei o molho apurar durante cerca de 15 minutos, após o que desliguei o fogão.

Servi com batata cozida e digo-vos, ficou tão bom, o vinho do Porto deu-lhe um gostinho excelente.

posted under | 6 Comments

Chop Soy de Vaca



Gosto imenso de comida chinesa, e tento reproduzir na medida do possível. Ao olhar para uma embalagem de legumes chineses congelados, comecei a pensar. Então e se eu...?

Ingredientes
* 500 grs de carne de vaca cortada às tirinhas
* 1 lata de cogumelos
* 1 embalagem de legumes chineses
* 6 dentes de alho
* Azeite
* Molho de soja
* Sal

Temperei a carne de sal e depois salteei em azeite e alho; juntei os cogumelos e deixei frigir em conjunto; retirei e reservei. Os legumes estavam congelados, de modo que os passei por água fria e deitei-os no wok, no mesmo azeite onde tinha salteado a carne. A ideia era que mantivessem a consistência e não ficassem moles. Salpiquei com molho de soja e envolvi. Depois juntei a carne e os cogumelos e envolvi tudo.

Servi com arroz basmati.

Estava delicioso, sem dúvida a repetir.

posted under , | 2 Comments

Quiche de Farinheira e Espinafres



Fiz esta quiche um dia qualquer da semana passada, para aproveitar uma embalagem de massa folhada que estava quase a passar de prazo.

Confesso que não sei já de onde tirei a receita porque andei a passear em tantos sites e depois esqueci-me de apontar.

Ingredientes
* 1 placa massa folhada
* 1 embalagem de 400 grs espinafres congelados
* 1 farinheira
* 4 ovos
* 1 pacote de natas
* Sal e pimenta

Cozi os espinafres e escorri; forrei a tarteira com a massa folhada e reservei. Misturei os espinafres com os ovos, as natas e a farinheira partida aos bocados e temperei de sal e pimenta. Verti para a tarteira e foi ao forno a cozer.

Ficou boa, mas para a próxima vou pôr duas farinheiras em vez de apenas uma.

posted under | 0 Comments

Frango Assado no Forno com Cerveja



Já tinha feito esta receita aqui, mas resolvi repetir, só que desta vez com cerveja.

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados com pele
* 1 cerveja 33 cl
* Sal, alho e pimenta
* Pimentão doce
* Azeite
* Margarina
* Salsa

Temperei o frango com sal, alho, pimenta, pimentão doce e polvilhei com salsa. Juntei a cerveja,  dispus umas nozinhas de manteiga por cima e depois reguei com azeite.

Foi ao forno por uma hora (virei ao fim de 30 minutos).

Ficou delicioso, ainda melhor do que com vinho branco.

posted under | 5 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments