sábado, novembro 03, 2012

Bolo Decorado com Pasta Americana






Já há uns tempos que tinha enfiado na cabeça experimentar a pasta americana, mas como o tempo escasseava, ia adiando.

Como vinha aí um fim de semana prolongado, pensei: "É agora ou nunca". Ainda para mais no Halloween. Embora não goste de tradições importadas, sobretudo quando a sua história está tão adulterada e ainda por cima se negligencia a nossa própria tradição do "Pão por Deus", resolvi, em prol do meu filhote, tentar alinhar na tradição.

Então, lá fui eu comprar a pasta americana. E foi aí que começaram os problemas. Não havia na cor que eu queria (bourdeaux ou negro), e acabei por comprar nas cores amarela e vermelha, a pensar em abóboras. Pensei "logo junto as decorações com cortadores adequados à época". O pior é que os poucos cortadores que tinham eram caríssimos, o que me fez tirar dali o sentido.

Com a ideia do halloween a desvanecer-se do espírito, lá trouxe as coisas para casa e deitei mãos ao trabalho.

A receita do bolo de sumol tirei-a do blog da Kika Gula, mas fiz com sumol de ananás.

Ingredientes
-> Bolo
* 6 ovos
* 3 chávenas de chá açúcar
* 3 chávenas de chá farinha
* 1 chávena chá óleo
* 200 ml sumol ananás
* 1 colher chá fermento
-> Recheio
* Nutella
-> Cobertura
* Pasta americana amarela
* Pasta americana vermelha
* Açúcar impermeável

-> Bolo
Bati os ovos com o açúcar; acrescentei o óleo e o sumo. Mexi muito bem, até a massa borbulhar, acrescentei a farinha com o fermento e envolvi. Foi ao forno pré-aquecido em forma untada e polvilhada.

Deixei arrefecer completamente antes de desenformar. Depois recheei com o creme de nutella.

Comecei então a trabalhar a pasta americana. Envolvi as mãos, a bancada de pedra e o rolo de massa no açúcar impermeável. Depois trabalhei a pasta com as mãos até a tornar mais maleável (tipo plasticina) após o que a trabalhei com o rolo da massa até a tornar fininha. Depois foi só enrolá-la com o rolo e desenrolá-la em cima do bolo, ajeitando depois os contornos com as mãos. Fiz o mesmo para a outra pasta e cortei com os cortadores de bolachas que tinha à mão de semear.

Para fazer aderir a pasta à outra pasta, colei com um pouco de água e ficou fixo. Tinha lido em vários blogs que para fazer aderir a pasta americana ao bolo tinha de o barrar com doce de morango, nutella ou doce de ovos, ou outro doce pastoso qualquer, no entanto, na loja onde comprei a pasta desaconselharam vivamente e acabei por pôr a pasta directamente no bolo. Ficou bom em cima, mas dos lados não aderiu tão bem; não ficou solto mas também não ficou compacto.

Seja como for, fiquei com um bolo delicioso e digam lá que para primeira experiência até nem ficou nada mal!

Nota: a pasta que sobrou é reutilizável, desde que não vá ao frio, que a torna impossível de moldar. Depois de pronto, o bolo não pode ir ao frio senão não se consegue cortar como deve ser. Tem de ficar sempre à temperatura ambiente.

2 comentários:

  1. esta um bolo mt bonito gostei das cores bjs bom fim desemana

    ResponderEliminar
  2. Olá Katy!
    Que blog e bolo bonito! Eu ainda não me aventurei a cobrir um bolo com esta pasta.
    Ficou com bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!