quarta-feira, janeiro 09, 2013

Fatias Douradas ou Fatias Paridas



A doçaria do Natal ensina-nos muito sobre a cultura do nosso povo. Fazer fatias douradas de pão duro mostra como o nosso povo sempre se habituou a encarar as adversidades de frente. Dá-nos força para o dia-a-dia.

Já tinha aqui uma receita de fatias paridas. No entanto, achei que ficaram um pouco secas e resolvi experimentar outra. Não tirei esta de blog nenhum, mas fui fazendo daqui, acrescentando dali, e saiu isto. A única coisa que "paga" direitos de autor é a calda, é a receita da minha sogra. No entanto, acho que ficou um pouco líquida, por isso não sei se terei feito tudo em condições - a minha sogra tem uma mãozinha muito boa para a doçaria, portanto devo ter enfiado o pé na argola.

Ingredientes
* 1 pão de forma de padaria
* 6 ovos
* 1 lt de leite
* 3 cascas de laranja
* 1 pau de canela

Põe-se o leite a ferver com a canela e as cascas de laranja. Deixa-se arrefecer. Corta-se o pão em fatias finas - 1,5 cm mais ou menos - e convém que já esteja duro. Depois demolha-se em leite, em seguida em ovo, põe-se a fritar em lume não muito alto e em seguida escorre-se em papel absorvente.

Como eu não gosto de calda, passei umas quantas por uma mistura de açúcar e canela. Podem ver abaixo a fotografia dos "secos".






Passemos então à calda:
* 150 grs açúcar
* 1 pau de canela
* 1 casca de laranja ou limão (usei laranja)
* 1,5 copos de água

Pus ao lume até a água ferver e o açúcar tiver desaparecido todo. Fica uma calda pouco espessa mas que dá outro gostinho - e aspecto! - às fatias. O meu marido prefere assim, como se vê abaixo:




1 comentário:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!