domingo, maio 03, 2015

Bolo dos 3 Recheios do Dia da Mãe








O meu garoto queria fazer um bolo para o dia da mãe. Eu tinha visto esta receita numa teleculinárias que ali tinha e resolvi experimentar.

(Receita adaptada)

Ingredientes
-> Bolo
* 6 ovos grandes
* 170 grs açúcar
* 170 grs farinha
* 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (não tinha, substituí por raspa de um limão)
* Manteiga e farinha para untar e polvilhar
->Recheios
* 6 dl de natas
* 3 saquetas de 3 gelatinas diferentes (usei mirtilo, tutti-frutti e morango)
* 6 colheres de sobremesa de açúcar

Liga-se o forno a 180º e unta-se e polvilha-se uma forma de aro amovível com manteiga e farinha. Bate-se os ovos até espumarem e aumentarem de volume, junta-se o açúcar e mexe-se muito bem. Adiciona-se a essência de baunilha (no meu caso, a raspa de limão) e volta-se a mexer. Junta-se a farinha peneirada aos poucos e poucos e envolve-se na massa. Verte-se para a forma e vai ao forno em forma untada e polvilhada.

Quando estiver pronto, retira-se e deixa-se arrefecer dentro da forma. Depois de frio, retira-se o aro e corta-se o bolo em três partes. Volta-se a por o aro no prato e no fundo põe-se uma das rodelas de bolo.

Num alguidar à parte, bate-se as natas em chantilly e junta-se uma das saquetas (usei mirtilo primeiro) e duas colheres de sobremesa de açúcar. Cobre-se uma das rodelas com este creme e coloca-se a segunda "bola" de bolo. Faz-se o mesmo com outro pacote de natas e outra saqueta de gelatina (usei tutti-frutti) e mais duas colheres de sobremesa de açúcar. Repete-se a operação e põe-se a "tampa" do bolo. Bate-se o último pacote de natas com a última saqueta de gelatina e o açúcar e cobre-se. Vai ao frio. Na hora de servir, passa-se a faca ao longo do aro e tira-se. (No meu caso, como a impaciência era muito, não solidificou convenientemente, o puto não deixou lolol).

Parece complicado mas não é. Muito simples, e estes passos a passos todos foram feitos pelo meu pequenino (com a devida supervisão) e é um bolo saboroso.

Na receita original davam a entender que usavas as duas saquetas de gelatina, mas eu acho que fica muito ácido. Cá em casa mandavam-me comer a mim lolol.

Vai uma fatia?

2 comentários:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!