domingo, janeiro 27, 2013

Pão de Centeio



Continuo a namorar as máquinas de fazer pão, mas até agora pouco mais fiz do que isso lol. Por isso, vou namorando as máquinas à distância e continuando a suspirar cada vez que me dá na telha fazer pão mas vejo-me obrigada a batê-lo à mão.

Ingredientes
* 1 embalagem de farinha de centeio (0,5 kg, usei da marca Branca de Neve)
* 300 ml água morna

Deitei a farinha para a taça da batedeira, com as varetas de ganchos, juntei a água tépida e misturei durante sete minutos na velocidade 15 até obter a massa lisa (tive de juntar um pouco mais de água porque a batedeira começou a engasgar-se com a densidade da massa).

Tapei a taça com um pano e deixei repousar durante 45 minutos. Findo esse tempo, espalhei farinha em cima da bancada e dei forma ao pão, pequenas bolinhas, amassando um pouco. Pus no tabuleiro de ir ao forno, enfarinhando quer o tabuleiro quer o pão, fiz uns cortes à superfície do pão, voltei a tapar e aguardei uma hora. Depois foi ao forno por sensivelmente meia hora.

Ficou uma delícia, com manteiguinha ali a escorrer ai que maravilha!

3 comentários:

  1. Lol eu também ando a namorar uma,mas ainda não e desta também faço o pão a mão.....Ficou muito bom com manteiga uma maravilhaaa..bjs

    ResponderEliminar
  2. Ótimo aspecto. Gosto muito pao centeio.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!