domingo, novembro 17, 2019

Tarte de Limão com Suspiros





Dia de chuva e frio, dia típico de Inverno. O que interessa que ainda não tenha começado no calendário? Assim como assim está tudo trocado.

Esta receita encontrei-a algures na net, e só depois é que vi que era da Teleculinária. De uma edição recente, o que me fez ficar logo de pé atrás. Sempre achei que a Teleculinária já não era a mesma desde a morte do Chefe Silva...

Por isso, alterei as quantidades e pus mais a meu gosto.

Ingredientes
* 1 rolo de massa quebrada
* 200 grs açúcar
* 200 grs suspiros de compra (pus 100 grs)
* 6 dls natas
* 5 gemas
* 2 limões (sumo + raspa - pus raspa de dois limões mas sumo só de um)
* Manteiga para untar (não pus; usei o papel de manteiga onde vinha a massa quebrada).

Untar a tarteira com manteiga - não fiz; estendi o papel e coloquei a massa quebrada por cima, usando os dedos para forrar e a faca para aparar os bordos.
Raspei a cascas dos dois limões e espremi um deles.

Num tacho, juntei o açúcar, as natas e as gemas ao sumo e raspa de limão. Foi ao lume brando e cozinhou até ficar levantar fervura; deixei estar por dois minutos.

Retirei do lume e verti para a tarteira , tendo ido ao forno pré-aquecido por meia hora, mais ou menos. Depois de cozida, deixei arrefecer, desfiz os suspiros e espalhei por cima da tarte.

Com as claras que sobraram fiz farófias.

Para ser sincera, continuo a preferir a minha tarte merengada de limão. Mas esta é uma variante muito saborosa. E francamente mais rápida. Mas para a próxima acho que vou experimentar com a base da tarte merengada de limão.

1 comentário:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!