Compota de Tomate
Tinha ali uns tomatitos a quererem estragar-se - o que é altamente reprovável nos tempo que correm - e já andava com a "pulguinha" atrás da orelha para fazer uma compotazita. Já tinha experimentado certa vez, mas a coisa não correu bem e acabei por deitar tudo fora.
O mais engraçado é que nem sequer sou grande apreciadora, mas acho que depois de experimentar esta delícia caseira mudei completamente de opinião.
Nunca tinha experimentado o açúcar especial para compotas, mas fiquei completamente fã.
A receita saiu na revista "Doces e Compotas" nº 35.
Ingredientes
* 1 kg tomate
* 2 paus de canela
* 750 grs açúcar para compotas Sidul
Aqui está a embalagem de açúcar para compotas:
Retira-se o pedúnculo ao tomate e faz-se um corte em forma de cruz no topo. Mergulha-se em água a ferver durante 2 minutos, após o que se elimina a casca e as sementes (eu não tirei as sementes; pode ser preconceito, mas compota de tomate sem sementes não parece o mesmo).
Pica-se finamente o tomate, junta-se os dois paus de canela e vai ao fogão em lume brando, até levantar fervura. Depois junta-se o açúcar para compotas e conta-se dez minutos depois de começar a ferver.
Verte-se para frasquinhos esterilizados e vira-se de cabeça para baixo.
Aqui está ainda no tacho:
O resultado final fica um pouco líquido, mas depois de arrefecer fica com a consistência ideal. Adorei!
Assim que tenha mais frasquinhos, vou fazer mais doce, a revista tem uma série de receitas deliciosas! E são excelentes para os cabazes de natal!
0 comentários:
Enviar um comentário
Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!
Beijinhos!