Bolo do Halloween (Bolo dos Saquinhos)
Halloween. All hollow's eve. Samhain. Ou simplesmente, nos tempos modernos, a noite das bruxas.
A mim pessoalmente esta tradição importada pouco ou nada diz. Marcava a entrada dos celtas no ano novo, era a noite em que o véu entre os mundos se tornava mais fino e os finados vinham visitar os seus parentes ainda vivos; era o fim das colheitas, o início na parte mais escura do ano.
Como sempre, o tempo e a mistura de culturas trouxeram esta mixórdia a que habitualmente os americanos chamam Halloween e que nos últimos anos atravessou fronteiras. Eu sou do tempo em que íamos ao Pão por Deus, no dia 1 de Novembro (é certo que até ao ano passado era feriado; mas esperemos que as coisas voltem ao normal quando esta gente ganhar juízo, se é que isso vai acontecer), e portanto ter uma série de garotos no dia 31 de Outubro a pedir "gostosura ou travessura" é algo que me faz urticária, sobretudo quando a esmagadora maioria nem sabe o que a expressão quer dizer.
Enfim, por muito que abomine esta destruição da tradição, o meu garoto está a ser criado nesta cultura (?). Por isso, decidi fazer um gostinho com pasta de açúcar, pois ele já me andava a pedir para brincar com as formas, como ele diz.
Para o bolo, fiz o famoso bolo dos saquinhos, mas hei-de fazer novamente com outro pudim porque com pudim de baunilha achei que o sabor se perdia ligeiramente.
Ingredientes
-> Bolo
* 1 saquinho de pudim boca doce (usei baunilha)
* 3 saquinhos de farinha
* 3 saquinhos de açúcar
* 1 saquinho de óleo
* 1 saquinho de leite
* 3 ovos
* 1 colher de chá de fermento
-> Recheio
* 1 pacote de mousse instantanea de chocolate Alsa
* 2,5 dl leite
* Pasta de açúcar a gosto (usei preta, vermelha e amarela)
Bate-se os ovos com o açúcar até fazer bolhas; desfaz-se o pó do pudim em leite e reserva-se; junta-se o óleo à mistura dos ovos e açúcar, e mexe-se muito bem. Verte-se a farinha peneirada com o fermento e volta-se a mexer; junta-se o leite com o pudim dissolvido e mexe-se. Foi ao forno em forma untada e polvilhada por sensivelmente 40 minutos.
(Levei o bolo na minha forma rectangular).
Deixei o bolo arrefecer e desenformei. Na véspera já tinha feito a mousse de acordo com as instruções da embalagem e deixado no frio. Aparei o bolo e cobri generosamente com a mousse. Depois foi só cobrir com a pasta de açúcar.
Ficou muito bom, só lamentei que o bolo tivesse ficado demasiado fino para ser recheado com a mousse; para a próxima faço na forma redonda e corto o bolo ao meio, a mousse de chocolate dá uma cobertura muito boa.
O garoto adorou trabalhar a pasta de açúcar, quis ajudar em tudo (sobretudo em comer a mousse). E adorou o resultado final.
1 comentários:
nham nham...este até faz acordar os mortos
Enviar um comentário
Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!
Beijinhos!