Filhós de Forma



Com a solipampa que deu ao meu PC há uns tempos, não é que me esqueci de colocar aqui esta receita??? Imperdoável!!!!!!!

Bem sei que é do Natal, mas ainda vem a tempo para os mais gulosos (como eu). Esta receita saiu numa revista especial de Natal do Pingo Doce e fiquei encantada pela sua simplicidade e pelo sabor divinal.

Ingredientes
* 3 ovos (pequenos)
* 1,2 dl de leite
* 1 laranja (200 grs)
* 2 colheres de sopa de aguardente
* 1/2 colher de café de sal
* 125 grs farinha
* Óleo para fritas
* Açúcar e canela para polvilhar

Parti os ovos para uma tigela e bati-os até os desfazer; juntei o leite, a raspa da laranja, a aguardente e o sal. Juntei a farinha e bati com uma vara de arames até ficar a mistura lisa e homogénea.

Pus óleo numa frigideira bastante funda a aquecer. Depois de estar bem quente, mergulhei a forma no óleo até ficar bem quentinha também. Escorri o excesso de gordura sobre o papel de cozinha. Depois coloquei a forma parcialmente na massa, mas sem deixar que passasse para a parte superior da forma. Voltei a colocar a forma no óleo quente, sacudindo-a até a massa se soltar. Deixei fritar até ficar douradinha, retirei com a escumadeira e deixei escorrer em papel absorvente. Depois polvilhei com canela e açúcar.

Parece difícil mas não é. Exige alguma articulação e duas das filhoses ficaram desmanchadas, mas as restantes sairam perfeitinhas. Como só tinha uma forma, levou algum tempo, mas consegui e ficaram muito boas. Uma curiosidade é que a aguardente não permitiu a absorção da gordura, portanto as filhoses ficaram sequinhas e tão saborosas!

posted under | 4 Comments

Feijoada à Moda da Katy



Na verdade, é feijoada à transmontana mas gosto muito do lombardo bem migadinho lol.

Ingredientes
* 2 latas grandes feijão vermelho
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* Azeite
* Polpa de tomate
* 0,5 kg entrecosto
* 1 chouriço de carne
* 1 farinheira
* 1 morcela
* Toucinho
* Orelha, chispe e focinho de porco
* Lombardo
* Sal
* Vinho branco

Refoguei a cebola e os alhos em azeite com polpa de tomate e adicionei um niquinho de vinho branco. À parte, dei um entalão nas carnes e nos enchidos em água e sal, após o que juntei ao refogado. Juntei água e deixei ganhar gosto. Parti o lombardo e juntei ao tacho.  Deixei cozer e rectifiquei de sal. Adicionei o feijão e envolvi tudo, deixei cozer até apurar o gosto (por vezes é necessário adicionar maís água mas não foi o caso).

Ficou deliciosa, sobretudo porque no final juntei picante caseiro. Feijão e picante, uma combinação explosiva looool.

posted under | 3 Comments

Frango com Molho Cremoso de Natas e Caril



Apetecia-me qualquer coisa de diferente do que já tinha feito e fui deitando a mão ao que tinha na dispensa, a precisar de recarga por sinal.

Saiu isto e digo-vos sinceramente que é de repetir porque estava muito saboroso.

Ingredientes
* 2 peitos de frango partidos aos bocados
* 1 lata média de cogumelos
* Sal, alho e pimenta preta
* 1 colher de sopa de caril
* 200 ml natas

Temperei o frango com sal, alho e pimenta e deixei marinar por dez minutos. Parti três dentinhos de alho para o wook e salteei com azeite; juntei os peitinhos partidos aos bocadinhos e deixei fritar. Polvilhei com uma colher de sopa de caril, envolvi muito bem e juntei as natas.

Servi com arroz basmati. Delicioso e muito rápido.

posted under , | 2 Comments

Pudim de Ovos



O meu maridinho adora pudins e este, pela sua simplicidade, é o seu favorito. Por isso, resolvi fazer este pudinzito que apresento, para ele fazer "o gosto ao paladar".

(Esta é a receita completa mas eu só fiz metade).

Ingredientes
* 1 lt de leite
* 20 colheres de sopa de açúcar
* 12 ovos
* Caramelo líquido para untar

Misturei tudo no liquidificador e foi ao forno em forma untada com caramelo em banho maria.

Nota: Quando faço a receita toda, tapo a forma com folha de alumínio. Leva sensivelmente uma hora a cozer e faço sempre o teste do palito para comprovar. Quando faço metade da receita, como foi o caso de hoje, faço na panela de pressão por 20 minutos. Fica igualmente bom.

O caramelo ficou muito claro porque tinha pouco, então, juntei um pouco de água quente. Prometo que quando fizer a receita integral a ponho aqui.

posted under | 3 Comments

Choco Frito



Na verdade é mais pota frita lol.

Gosto imenso deste prato e há imenso tempo que não comia. Soube-me pela vida, como se costuma dizer!

Ingredientes
* 1 kg de potas congeladas
* Sal, alho e limão
* Farinha
* 2 ovos

Deixei descongelar as potas e temperei de sal, alho e limão. Ficou a marinar por uma hora. Depois passei pela farinha, ovo batido e novamente farinha e fritei em óleo bem quente.

Servi com arroz de feijão. Bem bom!

posted under , | 2 Comments

Bolo de Aniversário da Minha Mãe



A minha mãe fez anos no domingo, mas não se sentia com grande espírito para festas. Nem queria bolo, só queria estar com a família, isto é, os pais, a filha e o neto.

Claro que se em 30 anos nunca lhe dei ouvidos, não ia começar agora!!!! Lá porque ela fez anos, queria milagres!!!!

Como ela adora bolo de chocolate, fui pedir à Sarita emprestada uma receita de bolo de chocolate, que depois recheei com chantilly.

Ingredientes
-> Bolo
*4 ovos
* 2 chávenas de chá de açúcar
* 2 chávenas de chá de farinha
* 1 chávena de chá de leite
* 1 chávena de chá de óleo
* 1 chávena de chá de chocolate
* 1 colher sobremesa de fermento
-> Recheio
* 4 dl de natas
* Açúcar
-> Decoração
* Pintarolas
* Chocolate líquido

Bati os ovos com o açúcar e depois fui envolvendo, à vez e mexendo sempre, os restantes ingredientes. Foi ao forno a 160º C por cerca de meia hora numa forma sem buraco.

Depois foi só preparar o recheio, bati as natas e juntei o açúcar. Foi ao frio a refrescar, enquanto o bolo arrefecia. Cortei-o ao meio, recheei e depois tapei o bolo, cobrindo por cima (ainda me sobraram natas, penso que 3 dl teria sido o suficiente).

Escrevi as palavras com chocolate líquido, usando uma caneta de pasteleiro. Parece uma caneta normal, só que é para escrever com chocolate ou caramelo ou outro creme qualquer líquido. É nova e ainda não sei escrever muito bem com aquilo, tenho de continuar a praticar lol.

Fiz umas bolinhas com chocolate líquido e pus pintarolas por cima, que fizeram as delícias do meu pequerrucho.

Feliz Aniversário, mãe!

Lasanha de Carne com Molho Branco



Gosto imenso de lasanha, e de quando em vez aproveito uns restos de carne bolonhesa para fazer uma lasanha. Tento ter sempre placas de massa fresca, que são muito úteis e uma verdadeira delícia.

Então fica aqui a receita.

Ingredientes
* 1 embalagem de placas de massa de lasanha fresca
* Carne picada
* Sal, pimenta e alho
* 1 cebola
* Azeite
* Leite
* Noz moscada
* Margarina
* Polpa de tomate
* 2 colheres de sopa de farinha maisena
* 1 embalagem 125 grs queijo para gratinar (uso uma mistura de quatro queijos)

Àparte faço o molho branco, dispondo o leite num tacho com a maisena e a manteiga. Vou mexendo tudo, e quando o molho está com a consistência desejada, tiro e rectifico de sal, pimenta e noz moscada. Reservo.

Parto a cebola muito migada para outro tacho, juntamente com o alho, e salteio em azeite; junto a polpa de tomate, envolvo, e adiciono a carne. Deixo cozinhar, rectificando de sal.

Unto um tabuleiro de ir ao forno com manteiga e disponho um pouco de molho branco, seguido das placas de massa de lasanha, carne e queijo. Vou fazendo as camadas por esta ordem até esgotar a carne, sendo que a massa coberta com o molho e o queijo devem ser a última fase. Foi ao forno a gratinar.

Desta vez fiz um tabuleiro pequenino porque era pouca a carne, e era um aproveitamento. Cá em casa todos gostaram.

posted under | 1 Comments

Feijão com Frango e Enchidos



Com o tempo gelado que tem estado, o que apetece são comidinhas consistentes e que nos aconcheguem o estômago.

Este prato foi elaborado com restos. Tinha uns peitos de frango que pediam para ir para o lume, tinha uns enchidos que tinham sobrado de um cozido que fiz há uns dias e o resto de lombardo a pedir cozedura.

Saiu isto.

Ingredientes
* 2 peitos de frango
* Lombardo
* 1 lata de feijão de manteiga
* 1 farinheira
* 1 chouriço de carne
* Sal e pimenta preta
* Polpa de tomate
* Azeite
* 1 cebola
* 4 dentes de alho
* Água

Fiz um refogado com o azeite, os dentes de alho e a cebola bem migados, após o que juntei a polpa de tomate. Adicionei um pouco de água. Juntei o lombardo e os enchidos, deixando cozer. À parte, salteei os peitos de frango (temperados de sal e pimenta) em azeite e alho. Quando os enchidos estavam cozidos, retirei, parti aos bocados e devolvi ao tacho. Quando estavam quase tudo cozido, juntei o feijão de manteiga e misturei.

Para feijoada, era pouco de cada coisa e o feijão não era dos mais indicados, mas a verdade é que saiu um pratinho muito aconchegante e saboroso.

posted under | 2 Comments

Favas À Moda da Eduarda



A Eduardinha é uma amiga minha do trabalho que mantém, independentemente do tempo ou dos problemas que tenha, um bom humor fantástico. Consegue-se falar com ela sobre tudo e é uma pessoa que muito aprecio.

Um dia em que nos reunimos para almoçar, na copa lá no trabalho, ela falou-me casualmente nas favas. Detesto favas, para mim mandar alguém à fava é um insulto do piorio, mas o meu maridinho adora. E como o meu homem adora, pedi-lhe a receita para lhe poder fazer a surpresa.

Digo-vos uma coisa. Continuo a não apreciar favas, mas descobri que desta forma consigo comer umas quantas. Ora vejam.

Ingredientes
* 1 cebola
* 3 dentes de alho + 3 dentes de alho
* Azeite a gosto
* 1 kg de favas
* 500 grs entrecosto partido aos bocados
* 1 boneca de cheiros (parte verde do alho francês/coentros/salsa/hortelã/folha de louro)
* 1 chouriço de carne
* 1 farinheira
* 1 chouriço mouro
* 1 colher de chá de açúcar amarelo
* Polpa de tomate
* Sal

Temperei o entrecosto com sal; comecei por saltear três dentes de alho em azeite numa frigideira e salteei levemente o entrecosto. Num tacho, fiz o refogado com a cebola partidas aos bocados, o alho restante e azeite. Juntei a polpa de tomate e mexi tudo muito bem. Juntei as favas congeladas e um niquinho de água e deixei cozer. Juntei-lhe o raminho de cheiros muito bem atado nesta altura e deixei cozer. A meio da cozedura juntei a carne com a respectiva gordura, e ainda os enchidos (que retirei depois de cozidos, parti aos bocadinhos e devolvi ao tacho). Rectifiquei de sal.

Quando as favas estavam quase prontas, polvilhei com uma colher de chá de açúcar amarelo e envolvi.

O maridinho adorou. Garanto que o sabor era bem melhor do que a foto que tive de tirar com a minha sucata de telemóvel.

posted under | 1 Comments
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments