Pão de Centeio



Continuo a namorar as máquinas de fazer pão, mas até agora pouco mais fiz do que isso lol. Por isso, vou namorando as máquinas à distância e continuando a suspirar cada vez que me dá na telha fazer pão mas vejo-me obrigada a batê-lo à mão.

Ingredientes
* 1 embalagem de farinha de centeio (0,5 kg, usei da marca Branca de Neve)
* 300 ml água morna

Deitei a farinha para a taça da batedeira, com as varetas de ganchos, juntei a água tépida e misturei durante sete minutos na velocidade 15 até obter a massa lisa (tive de juntar um pouco mais de água porque a batedeira começou a engasgar-se com a densidade da massa).

Tapei a taça com um pano e deixei repousar durante 45 minutos. Findo esse tempo, espalhei farinha em cima da bancada e dei forma ao pão, pequenas bolinhas, amassando um pouco. Pus no tabuleiro de ir ao forno, enfarinhando quer o tabuleiro quer o pão, fiz uns cortes à superfície do pão, voltei a tapar e aguardei uma hora. Depois foi ao forno por sensivelmente meia hora.

Ficou uma delícia, com manteiguinha ali a escorrer ai que maravilha!

posted under | 3 Comments

Bolo de Chocolate com Calda de Chocolate





Gosto imenso de bolo de chocolate, embora raramente o faça. Não sei porquê, é daquelas coisas que vai ficando para trás.

Este veio do blog da Sarinha. Tinha um aspecto tão bom que não consegui resistir.

Ingredientes
-> Bolo
* 4 ovos
* 2 chávenas de chá de açúcar
* 2 chávenas de chá de farinha
* 1 chávena de chá de leite
* 1 chávena de chá de óleo
* 1 chávena de chá de chocolate em pó
* 1 colher de sobremesa de fermento em pó
-> Calda
* 4 colheres de sopa de leite
* 4 colheres de sopa de chocolate em pó
* 2 colheres de sopa de manteiga rasas
* 4 colheres de sopa de açúcar
-> Decoração
* Missangas de chocolate

Começa-se por fazer o bolo. Junta-se os ingredientes todos no liquidificador e bate-se, após o que vai ao forno pré-aquecido a 180º C em forma untada e polvilhada. No meu, bastou 40 minutos, mas vai-se fazendo o teste do palito para se confirmar.

Quando o bolo está cozido e desenformado, faz-se a calda. Leva-se os ingredientes todos ao lume até se obter um creme. Perfurei o bolo com um palito e verti a calda. Depois pus as missangas de chocolate por cima.

O bolo é realmente uma delícia, muito fofo e macio. Com a calda por cima, fica espectacular. Só achei que cresceu pouco, mas a verdade é que a minha forma sem buraco é muito grande. A calda achei que ficou muito líquida, mas não há dúvida que é o complemento perfeito para este delicioso bolo.

posted under | 4 Comments

Thai Mango Chicken Curry (Caril Tailandês de Frango com Manga)




Esta receita vi-a no blog Narwen's Cuisine e soube que tinha de a experimentar. Gosto imenso de caril, adoro comida étnica, e a verdade é que o blog da Narwen tem comidas com aspecto delicioso. Quase que comia mas era a foto lol.

Tive de fazer pequenas alterações para adaptar ao que tinha em casa, de forma que vou deixar entre parêntesis as alterações.

Ingredientes
* 400 grs de peito de frango, cortado aos bocados pequenos (dois peitos de frango)
* 2 colheres de sopa de óleo de amendoim (usei azeite)
* 1 cebola grande, picada
* 1/3 pimento vermelho, picado (usei pimento verde, cortado grosseiramente)
* 2 dentes de alho, picados (usei 4 dentes de alho)
* 1 colheres de sopa de gengibre fresco, picado (usei gengibre em pó, 1 colher de sopa)
* 1 colheres de sopa de caril amarelo (usei uma colher e meia)
* 1/4 colher de chá de cominhos em pó
* 1 lata de manga em calda (reservar a calda) (usei uma lata das pequenas)
* 300ml de leite de coco (usei 400 ml leite de coco, é quanto leva uma lata)
* 3 colheres de sopa de natas
* 40g de sultanas (não pus)
* Sal e pimenta preta q.b.
* Coentros frescos e picados q.b. 
(não pus)

Aqueci o azeite no wook, e juntei a cebola e o pimento e refoguei durante 5 minutos. Depois acrescentei o alho migado e as especiarias (gengibre, cominhos e caril), o que me obrigou a deitar mais um pouco de azeite, e deixei refogar uns minutos. Depois juntei o leite de coco e metade da manga escorrida. Deixei ferver por 15 minutos, mexendo de quando em vez, mas desta vez em lume um pouco mais alto (mas nunca no máximo). Tirei o wook do lume e reduzi o molho a puré, obtendo um molho cremoso e suave.

No wook, juntei o frango, cortado aos bocadinhos pequenos, o molho de caril, e a calda da manga (como usei uma lata pequena, pus a calda toda). Envolvi e temperei de sal e pimenta. Voltei a mexer e deixei cozinhar por 10-15 minutos, após o que juntei as natas e a manga cortada aos bocados. Envolvi novamente e deixei por mais 2 ou 3 minutos.

Servi com arroz branco.

Devo dizer que adorei o prato. Obtive um caril cremoso, com muito paladar, em que se sentia a mistura dos ingredientes todos sem serem agressivos para o palato. Adorei e vou sem dúvida repetir. Aliás, o maridinho até já disse que já só quer caril feito desta maneira lol.

Obrigado pela partilha, Narwen!

Bolo Formiguinha




Eu e as minha amigas temos o hábito de todos os Natais fazermos pelo menos um lanchinho. Fazemo-lo desde os tempos de escola, e agora que já temos maridos e filhos, pura e simplesmente recusamo-nos a perder este hábito velhinho.

Desta vez o lanche foi em casa da Dalila, e cada uma de nós levou qualquer coisa para o lanche. Eu levei este bolinho, que é uma maravilha.

Ingredientes
* 1 iogurte de aromas (usei de banana)
* 3 medidas do iogurte de açúcar
* 3 medidas do iogurte de farinha
* 1 medida de óleo
* 4 ovos
* Missangas de chocolate

Bati os ovos com o açúcar, após o que juntei a farinha e o iogurte. Voltei a bater tudo muito bem, e depois juntei o óleo. Bati novamente e depois misturei as missangas, envolvendo tudo com a espátula.

Foi ao forno em forma untada e polvilhada.

Ao fim e ao cabo, este bolo é o bolo de iogurte com missangas. Mas ficou tão giro, e com um saborzinho que nem vos conto... Foi perfeito para o nosso lanchinho de Natal!

posted under | 3 Comments

Doce Colorido





Este doce nasceu da necessidade de um aproveitamento. Tinha feito novamente a receita de mousse gelatinada de morango, mas a forma para a qual verti a mousse era muito pequena e só levava meia receita. Então, para não desperdiçar o resto, fui à dispensa ver o que conseguia arranjar.

Ingredientes
* Meia receita de mousse gelatinada de morango
* 1 saqueta de pudim mandarim
* 3 colheres de sopa de açúcar + 6 colheres de sopa de açúcar
* Café forte
* Meio pacote de bolachas maria
* 3 dl natas
* Missangas de chocolate
* Meio litro de leite

Verti a mousse de morango para uma tigela redonda e guardei no frio, deixando "acamar". Preparei o pudim de acordo com as instruções da embalagem, usando meio litro de leite e o açúcar recomendado. Deixei arrefecer ligeiramente.

Humedeci as bolachas no café forte e cobri a mousse de morango com elas. Quando o pudim estava menos quente - isto é, já não estava a ferver - despejei por cima das bolachas. Foi novamente ao frio.

Bati as natas em chantilly, juntei o açúcar restante e cobri o doce. Polvilhei com missangas de chocolate.

posted under | 3 Comments

Arroz de Passas



Gosto imenso de arroz de passas. Acho que é o acompanhamento perfeito para um assado ou até para o Frango Árabe.

Neste dia tinha ali carne assada, que tinha de se comer, mas não me apetecia nem batatas nem nenhum dos acompanhamentos normais. Então lembrei-me de fazer isto.

Ingredientes
* 2 chávenas de arroz
* 4 chávenas de água
* 200 grs passas
* Azeite
* 2 dentes de alho esmagados
* Sal

Refoguei os alhos em azeite, após o que juntei o arroz e envolvi. Deixei fritar ligeiramente e depois juntei as passas. Envolvi muito bem e depois juntei a água. Deixei levantar fervura e temperei de sal.

Quando o arroz já estava bem soltinho, apaguei o lume e servi.

Gosto imenso deste tipo de arroz, mas a esquisitice do pequeno obrigou o pai a andar à pesca das passas para pôr de lado. Resumindo, os dois reis cá de casa acharam que tinha excesso de passas. Eu achei que estava delicioso! ;)

Tarte Flan




Esta receita "saltou-me" ao olho quando andava a desfolhar umas Teleculinárias mais antigas. Resolvi fazê-la porque me estava mesmo a apetecer qualquer coisa doce (Teleculinária Gold nº 81, Julho 2012).

Adaptei algumas coisas.

Ingredientes
* 1 base massa quebrada (pus massa folhada)
* 150 grs açúcar
* 135 grs farinha (pus maisena)
* 4 ovos
* 1 colher chá essência de baunilha (como não tinha, pus raspa de meio limão)
* 7 dl leite
* 30 grs margarina derretida

Liguei o forno a 180º e forrei uma base de tarteira com a massa. Piquei o fundo com o garfo e reservei.

Comecei por misturar a farinha com o açúcar, após o que juntei os ovos e bati muito bem; juntei a raspa do limão e depois, aos poucos, o leite. Por fim juntei a manteiga derretida e envolvi.

Foi ao forno por quase uma hora.

Ainda estava morninha quando a comemos, e reparei que formou duas camadas: a de cima, mais doce, e a debaixo, que parecia ser pouco mais do que a massa e tinha uma consistência gelatinosa. Comendo tudo junto, fica bom. Mas o meu pequeno atacou a camada superior e mandou-me a mim comer a inferior.

Seja como for, depois ao ver a foto da revista mais ao pormenor, reparei que na foto também formou duas camadas. Por isso, é capaz de ser mesmo assim e não ter sido azelhice minha.

posted under | 2 Comments

Frango com Limão e Ervas Aromáticas




Não sei se é por ser Inverno, por estar frio e o tempo chuvoso, mas o forno é reconfortante nesta altura. E mais reconfortante é que, à medida que o prato - neste caso, o frango - vai cozinhando, o cheirinho vai-se espalhando pela casa e começa a cheirar a lar.

Alguma vez sentiram isto, "cheiro a lar"? Não estamos só a saciar uma necessidade fisiológica, estamos também a reconfortar a nossa família. Não estamos apenas a encher barrigas, estamos a garantir que o coração e a alma também ficam saciados, reconfortados.

Fica a ideia e a sugestão.

Ingredientes
* 1 frango partido aos bocados com pele
*Sal
* Sumo de um limão
* Mistura de alho e salsa

Tempera-se o frango com sal, alho e salsa, bem migada. Rega-se com o sumo de um limão e vai ao forno a 200º C por uma hora e quinze minutos.

Delicioso!

posted under | 4 Comments

Fatias Douradas ou Fatias Paridas



A doçaria do Natal ensina-nos muito sobre a cultura do nosso povo. Fazer fatias douradas de pão duro mostra como o nosso povo sempre se habituou a encarar as adversidades de frente. Dá-nos força para o dia-a-dia.

Já tinha aqui uma receita de fatias paridas. No entanto, achei que ficaram um pouco secas e resolvi experimentar outra. Não tirei esta de blog nenhum, mas fui fazendo daqui, acrescentando dali, e saiu isto. A única coisa que "paga" direitos de autor é a calda, é a receita da minha sogra. No entanto, acho que ficou um pouco líquida, por isso não sei se terei feito tudo em condições - a minha sogra tem uma mãozinha muito boa para a doçaria, portanto devo ter enfiado o pé na argola.

Ingredientes
* 1 pão de forma de padaria
* 6 ovos
* 1 lt de leite
* 3 cascas de laranja
* 1 pau de canela

Põe-se o leite a ferver com a canela e as cascas de laranja. Deixa-se arrefecer. Corta-se o pão em fatias finas - 1,5 cm mais ou menos - e convém que já esteja duro. Depois demolha-se em leite, em seguida em ovo, põe-se a fritar em lume não muito alto e em seguida escorre-se em papel absorvente.

Como eu não gosto de calda, passei umas quantas por uma mistura de açúcar e canela. Podem ver abaixo a fotografia dos "secos".






Passemos então à calda:
* 150 grs açúcar
* 1 pau de canela
* 1 casca de laranja ou limão (usei laranja)
* 1,5 copos de água

Pus ao lume até a água ferver e o açúcar tiver desaparecido todo. Fica uma calda pouco espessa mas que dá outro gostinho - e aspecto! - às fatias. O meu marido prefere assim, como se vê abaixo:




posted under | 1 Comments

Pudim de Ovos com Vinho do Porto




Mais um pudinzito, desta feita para receber o Ano Novo de forma doce.

Ingredientes
* 5 ovos
* 300 grs açúcar
* 3,5 dl leite
* 2 colheres de sopa de farinha maisena
* 1 cálice de vinho do Porto
* Caramelo líquido para untar a forma

Bati os ingredientes todos no liquidificador, e verti para a forma previamente untada com caramelo. Foi ao lume por 25 minutos, em banho maria, na panela de pressão.

Ficou uma delícia, não sobrou nada para o dia seguinte lol.

posted under | 1 Comments

Bolinhas de Natal




Quando eu era garota, havia uma coisa que nunca faltava nas festas de anos dos meus primos: era feito pela avó materna deles e chamavam-lhe "beijinhos de preta". Não sei quem terá dado a receita à Nena, mas lá que eram uma delícia...

Esta receita fui encontrá-la no site do Sabor Intenso e salvo erro é da Magnólia Azul. Adorei a simplicidade e como sou bastante apreciadora destas bolinhas, não resisti a fazê-las.

Ingredientes
* 1 pacote de bolachas maria
* 100g de margarina derretida no micro ondas
* 75 g de chocolate em pó
* 100 g de açucar
* 1 ovo
* Confetis coloridos, de chocolate q.b
* coco ralado q.b

Parta as bolachas na picadora 1, 2, 3 e coloque numa taça.
Acrescente o ovo, o açúcar , o chocolate e a margarina e misture tudo com as mãos até ficar uma pasta moldável.

Unte as mãos com um pouco de margarina derretida e faça pequenas bolinhas e coloque as num prato.
Depois passe as por coco ralado, confetis de chocolate e confetis coloridos separadamente e coloque numa forminha de papel. Eu não tinha confetis coloridos, de forma que foi só coco e de chocolate.

Ficou delicioso! Matei a saudade e fiz o gosto ao dente ao mesmo tempo lol.

posted under , | 1 Comments

Lulas Guisadas



De quando em vez, raramente, dá-me na cabeça de fazer este prato. Embora não seja dos meus pratos favoritos, sabe-me bem saborear a textura das lulas acompanhadas das batatinhas.

Ingredientes
* 1 kg de lulas congeladas
* Batatas
* Polpa de tomate
* Azeite
* 1 cebola
* 2 alhos
* Azeite
* Vinho branco
* Sal

Começo por refogar a cebola e os alhos (bem migadinhos) no azeite, após o que junto a polpa de tomate. Envolvo tudo e junto o vinho branco (nunca ponho muito). Depois junto as lulas, previamente descongeladas e arranjadas e deixo guisar (só costumo rectificar de sal no fim porque corro o risco de salgar o molho enquanto as lulas continuam insossas). Quando as lulas estão quase cozinhadas, junto as batatas cortadas aos bocados e guiso tudo junto.

É um prato que o meu principezinho não aprecia particularmente, mas eu gosto :)

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Com tecnologia do Blogger.

Mensagens populares

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Featured Posts

Followers

Contagem de Gulosos!

free web counter

Também estou aqui!

Top blogs de receitas
Ocorreu um erro neste dispositivo

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

    Follow by Email


Recent Comments