Vitela com Grão
Tinha ali cerca de meio quilo de vitela para estufar, já temperada de ontem, mas não sabia como havia de fazer. Gosto muito de jardineira, mas o meu maridinho torce o nariz, por isso evito fazê-la. Queria fazer qualquer coisa de diferente mas o cansaço impedia-me de ter ideias luminosas. Estava a olhar para ela, sem saber muito bem que voltas dar, quando me lembrei de ir à minha fiel "Teleculinária" à procura de inspiração. E não é que encontrei?? A receita original não era assim, mas adaptei à vitela e alterei as quantidades dos ingredientes, e não é que ficou bom?
Ingredientes (estes são os que eu usei, não os da receita original)
* Meio quilo de carne de vitela para estufar
* 1 lata grande de grão
* 6 dentes de alho
* 2 iogurtes de aroma de morango
* 2 colheres de sopa polpa de tomate
* 1 colher de chá de caril
* 1 dl de leite de coco
* 1 dl de azeite
* 0,5 dl vinagre
* 1 colher de sopa de cominhos
* 1 colher de chá de açafrão
* Piripiri
* 1 pitada de gengibre
* Sal e alho em pó q.b
* Arroz
Já tinha temperado ontem a carne com sal e alho em pó; levei um tacho ao lume com o azeite e o alho e deixei refogar. Juntei a carne e deixei alourar no azeite durante uns minutos. Quando já toda a superfície da carne estava dourada, juntei os iogurtes, o leite de coco, a polpa e o gengibre. Mexi tudo muito bem e deixei entranhar o sabor durante dois ou três minutos - o tempo suficiente para no vinagre juntar um pouco de água (mesmo muito pouca) dissolver os cominhos, o caril, o açafrão e juntar umas gotas de picante (este picante é muito forte, foi feito pelo meu marido, pelo que, como o caril também é forte, só juntei mesmo algumas gotinhas). Juntei esta mistura ao tacho, mexi e deixei ferver.
Quando a carne estava quase pronta - e macia - juntei o grão escorrido e deixei entranhar o sabor. À parte, fiz arroz branco e digo-vos que é o complemento ideal para este prato.
Esta não é a receita original; os iogurtes deviam ser naturais e era borrego, não era vitela. As quantidades também são outras, mas a verdade é que sempre ouvi dizer que a necessidade é a mãe de todas as invenções e eu hoje estava mesmo necessitada de um pitéuzinho diferente.
0 comentários:
Enviar um comentário
Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!
Beijinhos!