Vitela com Grão

jan 18


Tinha ali cerca de meio quilo de vitela para estufar, já temperada de ontem, mas não sabia como havia de fazer. Gosto muito de jardineira, mas o meu maridinho torce o nariz, por isso evito fazê-la. Queria fazer qualquer coisa de diferente mas o cansaço impedia-me de ter ideias luminosas. Estava a olhar para ela, sem saber muito bem que voltas dar, quando me lembrei de ir à minha fiel "Teleculinária" à procura de inspiração. E não é que encontrei?? A receita original não era assim, mas adaptei à vitela e alterei as quantidades dos ingredientes, e não é que ficou bom?

Ingredientes (estes são os que eu usei, não os da receita original)
* Meio quilo de carne de vitela para estufar
* 1 lata grande de grão
* 6 dentes de alho
* 2 iogurtes de aroma de morango
* 2 colheres de sopa polpa de tomate
* 1 colher de chá de caril
* 1 dl de leite de coco
* 1 dl de azeite
* 0,5 dl vinagre
* 1 colher de sopa de cominhos
* 1 colher de chá de açafrão
* Piripiri
* 1 pitada de gengibre
* Sal e alho em pó q.b
* Arroz

Já tinha temperado ontem a carne com sal e alho em pó; levei um tacho ao lume com o azeite e o alho e deixei refogar. Juntei a carne e deixei alourar no azeite durante uns minutos. Quando já toda a superfície da carne estava dourada, juntei os iogurtes, o leite de coco, a polpa e o gengibre. Mexi tudo muito bem e deixei entranhar o sabor durante dois ou três minutos - o tempo suficiente para no vinagre juntar um pouco de água (mesmo muito pouca) dissolver os cominhos, o caril, o açafrão e juntar umas gotas de picante (este picante é muito forte, foi feito pelo meu marido, pelo que, como o caril também é forte, só juntei mesmo algumas gotinhas). Juntei esta mistura ao tacho, mexi e deixei ferver.

Quando a carne estava quase pronta - e macia - juntei o grão escorrido e deixei entranhar o sabor. À parte, fiz arroz branco e digo-vos que é o complemento ideal para este prato.

Esta não é a receita original; os iogurtes deviam ser naturais e era borrego, não era vitela. As quantidades também são outras, mas a verdade é que sempre ouvi dizer que a necessidade é a mãe de todas as invenções e eu hoje estava mesmo necessitada de um pitéuzinho diferente.

posted under |

0 comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Contagem de Gulosos!

free web counter
Com tecnologia do Blogger.

About Me

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Olá! Sou uma orgulhosa mãe e esposa que descobriu recentemente que adora cozinhar. E lá vou eu para a cozinha fazer asneiras! Quando não estou com a mão na massa, estou a ler, a analisar, a observar. E como toda a gente, tenho a minha opinião.

Featured Posts

Blog Archive

Ventos de Guerra

Ventos de Guerra

Morto Para Te Ver

Morto Para Te Ver
Lançamento a dia 10 de Maio, conto convosco!

Blog Archive

Premonições

Premonições
Colectânea em que participo com um conto meu. Mais do que um livro, são lições de vida!

Traída

Traída
Já à venda! (Clique na imagem para o adquirir)

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

A minha Lista de blogues

Mensagens populares

Blogger templates

Também estou aqui!

Top blogs de receitas

Followers