quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Filhós de Forma



Com a solipampa que deu ao meu PC há uns tempos, não é que me esqueci de colocar aqui esta receita??? Imperdoável!!!!!!!

Bem sei que é do Natal, mas ainda vem a tempo para os mais gulosos (como eu). Esta receita saiu numa revista especial de Natal do Pingo Doce e fiquei encantada pela sua simplicidade e pelo sabor divinal.

Ingredientes
* 3 ovos (pequenos)
* 1,2 dl de leite
* 1 laranja (200 grs)
* 2 colheres de sopa de aguardente
* 1/2 colher de café de sal
* 125 grs farinha
* Óleo para fritas
* Açúcar e canela para polvilhar

Parti os ovos para uma tigela e bati-os até os desfazer; juntei o leite, a raspa da laranja, a aguardente e o sal. Juntei a farinha e bati com uma vara de arames até ficar a mistura lisa e homogénea.

Pus óleo numa frigideira bastante funda a aquecer. Depois de estar bem quente, mergulhei a forma no óleo até ficar bem quentinha também. Escorri o excesso de gordura sobre o papel de cozinha. Depois coloquei a forma parcialmente na massa, mas sem deixar que passasse para a parte superior da forma. Voltei a colocar a forma no óleo quente, sacudindo-a até a massa se soltar. Deixei fritar até ficar douradinha, retirei com a escumadeira e deixei escorrer em papel absorvente. Depois polvilhei com canela e açúcar.

Parece difícil mas não é. Exige alguma articulação e duas das filhoses ficaram desmanchadas, mas as restantes sairam perfeitinhas. Como só tinha uma forma, levou algum tempo, mas consegui e ficaram muito boas. Uma curiosidade é que a aguardente não permitiu a absorção da gordura, portanto as filhoses ficaram sequinhas e tão saborosas!

4 comentários:

  1. Adoro estas filhoses.
    E mesmo com mais de uma forma nem sempre é possível fazer mais rápido...

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas as tuas filhós!
    Acho que agora depois do Natal é que elas sabem bem!!!

    ResponderEliminar
  3. minha querida Natal é sempre quando o homem quizer ja dizia o ditado por isso ja estas a ver adorei estao muito bonitas eu adoro bjs

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!