Lulas à Bulhão Pato com Arroz de Pimentos

 



Os miúdos andam um bocado chateados comigo porque ando a "inventar" no arroz. Quem é que, de acordo com as suas provectas palavras, ouviu falar de "arroz de cenoura", ou de "ervilhas e cenoura", ou de lombardo?


Pois, andam mal habituados. Por isso hoje fiz arroz de pimentos a acompanhar uma receitinha que estava em standby há que tempos e que já merecia ser feita.


Ingredientes

* 1 caneca de arroz carolino

* Pimentos cortados aos bocadinhos

* Cebola para refogar

* Alho e sal q.b.

* Azeite q.b

* 2 Embalagens de lulas de 400 grs

* 1 Ramo de coentros

* Sumo de meio limão

* Meia taça de vinho branco


Comecei por partir as lulas, já descongeladas, aos bocados e temperar com sal e alho; muito alho. Reservei. Parti os pimentos aos bocados, a cebola e refoguei em azeite; juntei três vezes a medida de água para uma de arroz e rectifiquei de sal.

Parti o alho restante para uma frigideira funda com tampa e juntei o azeite; quando começou a frigir, juntei as lulas, que libertaram bastante água, em lume médio/alto. Quando a água já tinha evaporado mais, juntei um pouco dos coentros picados com o vinho; deixei apurar durante sete ou oito minutos - e mesmo assim ia ficando sem molho - e desliguei. Juntei o sumo de limão e os coentros restantes e envolvi.

Como tenho placa eléctrica, continua a cozinhar mesmo depois de desligar. O que quer dizer que por vezes desligo o lume sem a comida estar completamente feita. É o tempo de por a mesa, apura sempre...

Delicioso. Tinha receio que os paladares não combinassem, mas ficou óptimo. Misturei tudo, e soube-me pela vida.

Comentários

Mensagens populares