domingo, setembro 16, 2012

Bacalhau das Vindimas





Quem não gosta do fiel amigo? Não é amigo a ponto de andar sempre no bolso, mas é amigo no prato porque rende e pode-se fazer muitos pratos diferentes com ele.

Esta receita saiu na Teleculinárias nº 1744 e chamou-me a atenção porque é tão parecida com o Bacalhau à Gomes de Sá que eu tinha mesmo de experimentar!

Ingredientes
*3 postas de bacalhau demolhadas (pus duas porque eram muito grandes)
* 4 ovos
* 2 cebolas grandes (pus só uma porque era enorme)
* 2 dentes de alho (pus 4)
* 1,2 kg de batatas
* 50 grs farinha maisena
* 8 dl de leite
* 0,5 dl de azeite (pus mais, a olho, porque o bacalhau quer alho e azeite para ficar bem temperado)
* Azeitonas
* Coentros
* Sal e pimenta
* Noz moscada

Levei o leite ao lume e deixei ferver, após o que juntei o bacalhau. Deixei cozer, e depois retirei-o e lasquei-o. Guardei o leite.

Cozi as batatas com pele juntamente com os ovos, 12 minutos após ter começado a ferver. Retirei, tirei a pele às batatas e mergulhei os ovos em água fria, após o que os descasquei.

Triturei a cebola e juntei os dentes de alho cortados aos bocados (a cebola deveria ter ido às meias luas, mas o meu marido não suporta encontrar pedaços de cebola na comida, pelo que tive de a desfazer), após o que as refoguei no azeite. Depois juntei as lascas do bacalhau e deixei envolver.

Desfiz a farinha maisena no leite que guardei, mas tive de o coar primeiro. Levei ao lume até engrossar. Retirei e temperei de sal, pimenta e noz-moscada.

Numa travessa de ir ao forno, cortei as batatas em rodelas, dispus o bacalhau lascado por cima, e por fim as batatas. Pus o molho por cima, e em seguida os ovos partidos às fatias. Foi ao forno a 200º C até ficar dourado. Retirei, polvilhei com os coentros e salpiquei com azeitonas.

É muito, muito bom. Só não dá para fazer durante a semana porque dá muito trabalho, e a verdade é que nesses dias queremos é despacharmo-nos.Mas o paladar faz esquecer o trabalho ;)

1 comentário:

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!