quinta-feira, março 10, 2011

Bolo de Aniversário de Chocolate


Este foi o bolo que fiz para os anos do Valter. Ele queria um bolinho de chocolate, e fui para a cozinha a pensar: "Como é que descalço esta bota?" Nunca tinha feito nada do género e nem tinha cacau.

Saiu-me isto.

Ingredientes
-> Massa
     * 6 ovos
     * 300 grs açúcar
     * 300 grs farinha
     * 2 dl óleo
     * 2,5 dl leite
     * 150 grs chocolate em pó (usei achocolatado marca Pingo Doce)
     * 1 colher sobremesa fermento em pó
-> Recheio
     * 4 dl natas
     * Açúcar

Comecei pelo recheio: bati as natas até ficarem em chantilly e juntei o açúcar, voltando a bater tudo até deixar de sentir o granulado do açúcar; meti no frigorífico.

Depois, liguei o forno, untei uma forma sem buraco com manteiga e margarina, e misturei os ovos inteiros com o açúcar, até ficar creme; adicionei depois a farinha e o fermento e voltei a bater; em seguida juntei o leite, o chocolate e o óleo, voltando a bater tudo muito bem. Depois verti para a forma e levei ao forno.

O bolo cresceu imenso, a ponto de recear viesse por fora, e que para cozer no meio queimasse no fundo. Tal não aconteceu, e apesar de ter ficado no forno quase uma hora, ficou muito macio e ainda ligeiramente húmido.

Quando estava quase frio, cortei, barrei com metade do chantilly, voltei a colocar a outra metade e barrei com o resto do chantilly. Depois salpiquei com as missangas coloridas e escrevi no bolo o nome do aniversariante, com uma bisnaga de chocolate própria para o efeito.

A placa de açúcar comprei feita e comeram-na à dentada lol.

Vai uma fatia?

Sem comentários:

Publicar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!