sábado, janeiro 08, 2011

Empadão de carne



Se há coisa que aprecio é um bom empadão. Seja de carne ou bacalhau, acho que é uma delícia para o paladar.

Como o tempo não é muito, nem aos fins de semana, optei por uma via mais fácil para o puré: o congelado. Quando tenho tempo, prefiro seguir o método tradicional, mas isto hoje esteve caótico e resolvi simplificar.

Ingredientes
* 1 embalagem de puré congelado 1 kg
* 750 grs carne picada (porco, vaca e meio chouriço)
* 1 lata média de cogumelos laminados
* 1 gema
* Noz moscada, sal, pimenta e piri-piri q.b.
* Azeite
* Alho
* Polpa de tomate

Comecei por picar o alho para o tacho e refoguei em azeite; juntei a polpa de tomate, e deixei ferver. Depois juntei a carne (pedi no talho para misturarem as duas carnes porque fica mais macio e o chouriço dá-lhe um paladar muito apetitoso), mexi muito bem para despegar a carne e baixei o lume, deixando cozinhar lentamente.

Enquanto a carne cozinhava, preparei o puré de acordo com as instruções da embalagem e temperei com sal, noz moscada e pimenta. Ao mesmo tempo, ia dando um olhinho à carne e quando ela estava quase cozinhada, juntei os cogumelos e pus piri-piri (não muito, apenas o suficiente para dar a conhecer a sua presença sem ser incómodo).

Ficou tudo pronto quase ao mesmo tempo. Depois foi só por a carne no tabuleiro, cobrir com o puré, bater a gema do ovo, cobrir o puré com ela e levar ao forno a gratinar.

A foto é que não ficou lá grande coisa lol. Pode ser que nos anos me ofereçam uma máquina fotográfica...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!