sábado, janeiro 08, 2011

Sopa Camponesa


O meu maridinho gosta daquilo a que eu chamo "sopas consistentes": são daquelas sopas onde se precisa de faca e garfo para comer!

Hoje resolvi fazer-lhe a vontade e fiz uma sopa "com entulho", como ele diz.

Ingredientes
* 2 farinheiras
* 1 lombardo
* 3 cenouras
* 1 cebola
* 3 dentes de alho grandes
* 1 batata média
* 1 nabo
* 1 lata de feijão branco grande
* Sal q.b
* Azeite

Parti a cebola e os alhos grosseiramente e pus num tacho, ao qual adicionei o azeite. Deixei refogar e depois juntei uma cenoura e meia cortada aos bocados; deixei refogar um pouco e depois juntei meia lata de feijão e bastante água quente (sensivelmente dois litros, pouco mais que isso).

Enquanto o caldo fervia, tirei a pele a uma das farinheiras e cortei-a aos bocados; à outra, pus a cozer em separado e retirei-a quando vi que estava boa.

Quando o caldo fervia há talvez quinze, vinte minutos, usei a varinha mágica para os legumes, e deixei ferver novamente, após o que juntei a farinheira partida aos bocados e sem pele; depois juntei o nabo, a batata, a cenoura (cortados aos quartos), a couve lombardo cortada às tiras e o resto do feijão e deixei cozer. Quando estava quase pronta, parti a farinheira que tinha cozido à parte e adicionei ao caldo.

Eu gosto imenso de cremes (de cenoura, de ervilha, etc...) mas devo dizer que esta sopinha "consistente" ficou uma pequena maravilha.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!